Chainsaw Man, um dos animes mais esperados do ano, está fazendo jus ao seu Hype, a cada episódio semanal vem conquistando cada vez mais fãs. Mas afinal, porque ele está agradando tanto e o que o difere da maioria dos animes?
Primeiramente, precisamos olhar para o nosso protagonista Denji. Uma infância e vida sofrida, igual a personagens como Naruto, Seiya, entre outros protagonistas. Contudo, em toda história, os protagonistas almejam grandes sonhos, seja salvar o mundo, virar Hokage, salvar Atena, etc.
Mas Denji não, apesar de ter um passado completamente horrível e triste, ele não tem ódio, e muito menos grandes ambições. Tinha ao seu lado, seu unico fiel amigo, o cachorro demônio da Motosserra Pochita, no qual viveu toda sua vida com ele, caçando demônios e cortando arvores. Entretanto, no final de tudo, foram emboscados, e morreram esquartejados.
Quando seu amigo Pochita, entrega seu coração a Denji, para que ele volte a viver e se torne o Chainsaw Man, ele diz “Esse é um trato, darei meu coração a você, em troca de me mostrar seu sonho”. Uma frase e momento que emocionam, já no primeiro episódio do anime.
Diante disso, imagina-se que Denji honrará o desejo de seu amigo. Porém seu desejo até então no começo do anime, se resume a ficar com uma mulher, pegar em uns peitos e comer pão com geleia.
Sonhos simples
Essa simplicidade do protagonista, quebra e muito a narrativa de “heróis salvadores do mundo”, ou grandes sacrifícios em busca daqueles que amam, como visto em animes tipo Demon Slayer ou Full Metal Alchemist.
Denji não tem ninguém, nunca quis ser alguém, seus sonhos parecem simples demais para muitos, mas faz todo sentido em sua mente. Nesse ponto que o anime se torna algo “fora da caixinha”
Você não terá uma história profunda em Chainsaw Man, e o anime é sincero quanto a isso, retratando Denji em sua “nova vida”, onde ele pode fazer amizades e finalmente dar uma “apertadinha nos peitos”
Até o momento em que o anime está no terceiro episódio, as coisas não estão muito boas para ele, isso porque ele não consegue fazer amizade com seus parceiros de equipe Power e Aki. E também está obcecado em sua chefe Makima, por quem já nutre uma paixão platônica. Caso ele melhore essas relações, já será um avanço e tanto para o desenvolvimento desse protagonista que por enquanto luta apenas por peitos.
Criticas sociais?
Se de um lado não temos um enredo profundo cheio de belos objetivos por parte do Denji. Por outro lado temos uma ambientação que permite refletir um pouco sobre a sociedade. O anime se passa na década de 1990, em um mundo um pouco diferente do nosso, onde a União soviética ainda existe e está sob constante ameaça de guerra com os EUA. Onde pode envolver o Japão, e ainda por cima o uso de Demônios para fins militares.
No meio dessa bagunça vimos logo no começo uma exploração infantil pesada por parte da Yakuza com Denji, por conta da dívida de seu pai, o que já pode levantar reflexões do que a desigualdade social pode ocasionar. Outro ponto interessante está no meio de vida dos japoneses, no setor de Segurança Publica contra demônios, as pessoas trabalham como uma repartição publica comum. Cada qual no seu lugar, bem no estilo japonês onde cada um tem sua função na sociedade bem definida, e aqueles que não tem, são tratados como escória.
Nosso protagonista Denji, por ter sido “escravizado” por toda sua vida, agora apenas anseia por uma vida comum, e isso nitidamente irrita seu parceiro Aki, pois não se conforma em ver uma pessoa tão despreocupada na vida. Em um país onde a taxa de suicídio é elevada entre os jovens que fracassam em sua carreira, essa é uma critica interessante ao estilo de vida japonês.
Por fim, Chainsaw Man veio para dar um show de animação pelo estúdio Mappa, e mostrar belas lutas, barulho de moto serra e sangue. Não se preocupe em tentar extrair profundidade dele, é uma anime feito para entreter e nos fazer pensar um pouco mais em como desejos simples da vida ainda podem ser sonhos.
Bônus: Trilha sonora marcante
O que também está agradando bastante é a abertura e os encerramentos do anime. Caso seja fã de rock pesado ou Death Note, confira o terceiro encerramento do anime, cantado pela banda Maximum The Hormone, é de arrepiar.
Para mais notícias sobre Chainsaw Man clique aqui, e também nos siga no instagram.