O capitulo da semana 167 do manga de Chainsaw Man parecia normal como qualquer outro no mundo dos animes e mangas. Contudo, no final dele, tivemos uma cena extremamente polêmica, da qual relembra muito uma cena famosa do clássico anime Evangelion.
Contexto por gentileza !
Antes de invocarem o meme do contexto, vamos explicar a cena de Evangelion, em seguida a de Chainsaw Man. E claro, dar contexto a ambas. Em Evangelion no filme “The End of Evangelion”, filme ao qual seria o final do anime de 1996 temos o protagonista Shinji em um hospital. Ele está visitando Asuka, uma piloto de EVA igual a ele, ela esta em coma após os eventos dos episódios finais do anime. Shinji tenta acorda-la em vão até que ao puxá-la, os seios de Asuka ficam a mostra, a cena é cortada e escutamos gemidos de Shinji, após isso a cena mostra que ele se masturbou vendo ela, seguindo da frase ” Eu não presto”.
A cena é extramamente chocante e gerou muita polêmica até hoje. Muitos dizem que Shinji estava abalado psicologicamente e por ser adolescente, isso foi um reflexo de seu estado mental deturpado. Evangelion é um anime clássico que mudou a forma das narrativas de animes na época. Um dos motivos é justamente esse, onde um adolescente protagonista age como um adolescente depressivo que não quer carregar o peso de salvar o mundo pilotando um robô.
Agora falando do manga em questão, Chainsaw Man, bem mais novo que Evangelion mas que carrega semelhanças entre os protagonistas, bem sutis mais estão la.
Olha onde coloca essa mão
Na cena do capitulo 167 dessa semana, o protagonista Denji, o homem motosserra acabou de escapar de um laboratório onde foi fatiado pela equipe de segurança pública por ser o demônio da motosserra. Após ser resgatado por Asa Mitaka, a nova personagem dessa fase nova da história, Denji está ainda desnorteado e querendo resgatar Nayuta, que está desparecida ( são muitos contextos para explicar, desculpe).
Resumindo um pouco mais, Asa possui o demonio da guerra dentro de si chamado Yoru, da qual ele usa o corpo dela, sendo assim trocando de lugar com ela. Você percebe essa troca quando Asa esta com cicatrizes no rosto é porque Yoru esta no controle.
Finalmente falando agora da cena polemica em questão, Denji coloca a culpa de seus problemas nos seus impulsos sexuais, sendo que se não tivesse “bolas”, ele conseguiria ser melhor e resolver as coisas. Também é explicado que pode haver uma maneira de separar Denji do “Chainsaw Man”. O que seria perfeito pois Yoru poderia finalmente enfrentar Chainsaw Man sem precisar matar o Denji também. No momento final do capitulo, Yoru leva Denji para um beco dizendo que vai arrancar sua bolas, para ele se livrar de seus impulsos e assim conseguir tentar se separar de Chainsaw Man.
Ele concorda no começo mas depois vendo que ela não estava brincando, começa a tentar evita-la. Assim, ela “enfia” a mão na calça dele e de repente eles se beijam, uma cena que já havia acontecido antes, mas apagada da memória de Asa por Nayuta. Então, após isso, percebemos que Yoru troca de lugar com Asa, Asa olha na sua mão e vê que algo não esperado saiu das calças de Denji…
Chainsaw Man voltou a ser o que era?
Essa cena gerou muita repercussão entre os fãs da série e também aqueles que a conheciam um pouco. Muitos dizendo que o autor pirou de vez e que agora apelou de mais e seria o fim do manga. Mas definitivamente, uma cena dessas é esperada do autor Tatsuki Fujimoto, afinal Denji sempre deixou claro suas motivações sempre foram seus “impulsos sexuais”. Então uma menina colocando a mão dentro de sua calça, não podia provocar nada mais nada menos do que a cena que todos viram.
Muitos fãs da obra sempre tentam descrever críticas sociais que podem conter dentro dela. De fato existem sim algumas, principalmente ao modo de vida super “padrão” dos japoneses. Mas ainda assim, o protagonista Denji nunca teve uma vida normal, sofrendo desde a infância. Seu anseio por coisas normais do dia a dia a qual nunca teve, pode-se dizer que é sua maior característica. Soma-se isso ao fato dele ser um adolescente na puberdade, então temos o Denji que conhecemos.
Separados por uma mão mas unidos pela solidão
Por fim, separados por uma cena Shinji e Denji, parecem revelar os maiores impulsos dos garotos adolescentes, porém em situações bem opostas e diferentes. Shinji um adolescente abandonado pelo pai, com dificuldade de relacionar-se e com peso de salvar o mundo nas suas costas. Denji cresceu sem ninguém além de seu amigo Pochita, a qual agora vive em seu coração (literalmente) e também com dificuldade de se relacionar.
Shinji guarda todos seus impulsos e pensamentos, Denji grita e fala tudo que vem na sua cabeça. Dois opostos que no fundo só desejam o afeto e amor de alguém. Tanta repressão quando colocada a prova no contato físico com alguém do sexo oposto resultou na cena que vimos, onde por um momento a racionalidade da lugar ao impulso. Divagar sobre os dois personagens levaria muito mais tempo do que esse breve texto, mas vale o pensamento crítico sobre essas duas obras tão distintas e impactantes.
Quer saber mais noticias do mundo dos animes? Então fique ligado no nosso portal e no nosso instagram.