Awaken, My Love é o terceiro álbum de estúdio de Donald Glover sob o nome artístico de Childish Gambino. Lançado em 2016 pela Glassnote Records, o álbum foi responsável por lançar os hits Redbone e Me and Your Mama, dois dos mais populares do artista. A capa é de uma expressão única: a modelo Giannina Antonette Oteto está em destaque em uma fotografia produzida por uma equipe de mulheres. No entanto, Giannina acusa Glover de não devidamente pagar a equipe responsável pela imagem – equipe esta composta majotitariamente por mulheres negras.

Nesse sentido, na capa do disco, Giannina posa com peça azul de produção da designer de joias Laura Wass, sob direção criativa de Ibra Ake. De acordo com postagens no Facebook de Giannina, desde o lançamento do disco, Glover e sua equipe se recusam a pagar o valor total combinado à modelo e à equipe responsável pela capa. Além disso, se recusam a manter contato legal com elas.

Giannina Antonette Oteto segurando disco de vinil de "Awaken, My Love" de Childish Gambino/Donald Glover.
Giannina Antonette Oteto segurando disco de vinil de “Awaken, My Love”. | Reprodução: Facebook Giannina Antonette Oteto.

No mundo do entretenimento, uma forma de pagamento é a de pagamentos residuais, também conhecida como direitos conexos. Esses repasses são efetivados, no caso de álbuns, a partir da venda de exemplares físicos e de exibições do conteúdo após o lançamento. Infelizmente, a acusação da modelo a Glover é que a equipe também receberia pagamento em residuais, o que não aconteceu em sete anos: “Recebemos salários baixos. [Eles] prometeram pagamentos residuais. Mas [nós] nunca recebemos nada”, conta a modelo em seu perfil do Facebook. “A única pessoa que recebeu pagamentos residuais foi uma mulher branca [Laura Wass] que criou o capacete, embora não estivesse no set para trabalhar nisso”.

Childish Gambino e sua equipe ignoram contatos legais

Ainda de acordo com Oteto, a frustração também se estende a meios legais: “Todas as comunicações dos meus advogados foram foi ignoradas por Childish Gambino e sua equipe”. Para ela, o processo legal de reivindicar por seu pagamento pela atuação na capa do disco, juntamente com o de toda a equipe de arte, tem sido extremamente exaustivo e triste. “[O processo] Custou muito de mim, especialmente o fato de que todos nós trabalhamos nisso com tanto amor e orgulho de representar artistas negros”, lamenta.

Além disso, a modelo acrescenta que o cantor e sua equipe mentiram e tiraram proveito da sua equipe de arte. Assim, a equipe de arte da capa de Awake, My Love! era composta por com ela mesma (Giannina), a maquiadora e a estilista, todas mulheres negras.

No entanto, ainda não se tem resposta do ator e cantor Childish Gambino ou de seus advogados sobre o caso.

Por fim, para mais atualizações sobre o caso e sobre o mundo da música, continue nos acompanhando pelo site e pelas nossas redes sociais.