Foi lançado essa semana o curta-metragem “Buscapé”, um spin-off de Cidade de Deus produzido pela O2 Filmes (Assista no final da matéria). Após 20 anos do lançamento do 2º filme estrangeiro mais visto no mundo, o curta é um conteúdo exclusivo criado entre a Vivo e Motorola.
Para reviver o mesmo ambiente de 20 anos atrás, o diretor Fred Luz escalou para o elenco Alexandre Rodrigues, o Buscapé, e Edson Oliveira, o amigo dele “barbantinho“, revivendo a amizade icônica. Na história atual, Buscapé agora é um fotojornalista profissional e de sucesso, e é convidado para cobrir um evento especial de RAP dentro da comunidade. Mas o faro jornalístico dele fala mais alto e acaba tendo seus planos mudados quando se depara com um crime em andamento, e inicia uma investigação ao lado do irmão mais novo de Zé Pequeno.
O que mais chama atenção nesse curta é a semelhança com a obra original. Além de apresentar uma nova história, o curta faz uma homenagem muito forte ao filme de maior sucesso do cinema nacional. Dessa forma, Fotografia, trilha sonora impecável, figurino, até a cena famosa da corrida atrás da galinha é revisitada.
Sobre a produção
A produção executiva de “Buscapé” ficou por conta de Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus, indicado ao Oscar em quatro categorias. Além disso, voltam a produção a figurinista Bia Salgado, o compositor Antônio Pinto e de Christian Duurvoort. Além de Cecília Homem de Mello e César Charlone, que participou da pré-produção e das reuniões iniciais do novo projeto.
“É com prazer que vejo esta história ser revisitada. Desta vez pelas mãos do Fred Luz, que colocou o foco no que há de positivo na comunidade, sua cultura, e não na violência“, comenta Fernando Meirelles.
Por fim, o Spin-off tem aproximadamente 14 minutos, e está no site da Vivo, no Vivo Play e também está disponível no Youtube.