Uma produção de fevereiro de 2021, Cidade Invisível é criação de Carlos Saldanha em uma adaptação do folclore brasileiro a um roteiro de investigação policial. O folclore é então explorado com seriedade, como a mitologia de outros países. Disponível na Netflix com a tag de mais curtidos e seleção da equipe, a série já tem confirmada a sua 2° temporada.

Diferente do estereótipo de comédia brasileira, essa série se desenvolve no drama da busca de Eric (Marco Pigossi) por saber quem é o assassino de sua esposa, Gabriela (Julia Konrad), uma entidade folclórica. Mas ele se envolve em uma teia de mistérios.

Ao passo que ele descobre uma realidade paralela à vida convencional, os acontecimentos levantam dúvidas sobre seu papel em toda essa mitologia.

Foto: Reprodução / netflix.com

Elenco

Com um elenco de peso, em Cidade Invisível temos Alessandra Negrini (como Inês / Cuca), Jessica Córes (como Camila / Yara), Wesley Guimarães (como Saci), entre outros talentos.

Folclore – Conheça algumas entidades folclóricas que acompanhamos na série:

Saci

Ele é baixinho, negro, possui apenas uma perna, é travesso, brincalhão, agitado e sempre está com seu capuz vermelho. Na série, o Saci, quando em vida, cortou sua perna para escapar das correntes de um homem mau e saiu pulando (e machucado) pela floresta. Porém, a perda de sangue o impediu de continuar e, ao morrer, fundiu-se com o vento e as folhas e se tornou uma entidade da floresta, o Saci.

Curupira

Ágil, forte, travesso e de cabelos ruivos, ele tem os pés virados para trás para confundir os caçadores que tentam capturá-lo. Em Cidade Invisível, o Curupira tinha uma família (esposa e filho), mas o caçador os matou. Então ele matou o caçador, que machucou sua família e ameaçava a todas as entidades folclóricas, e saiu das matas. Foi viver na cidade em uma cadeira de rodas e se transformou em um beberrão para entorpecer as mágoas.

Boto Cor-de-Rosa

Conhecido por se transformar (em noite de lua cheia) em um homem belo e sedutor que encanta as moças, as engravida e retorna ao rio. Nesta produção, ele foi assassinado e também possui dois filhos de mulheres diferentes com os quais não tem e não terá contato.

Cuca

Popularmente conhecida como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes. Em um episódio que se identifica com a rejeição dos pais de outra personagem, Inês revela sua história. Em uma época antiquada, por assim dizer, ela engravidou antes de se casar e foi expulsa de sua família. Ao ter a criança na floresta e constatá-la morta, também faleceu pela precariedade da situação. Então uma borboleta se uniu a ela e sua vida como Cuca se iniciou.

Iara

Uma linda sereia que vive no Rio Amazonas, de pele parda, cabelos verdes e olhos castanhos, também chamada de Mãe D’água. Camila, papel de Jessica Córes, revela que se tornou Iara ao ser morta por seu grande amor, que a jogou no mar após o feito. Então a mesma voltou à vida, e o fez caminhar para a morte (afogado) com seu canto. Bem como com muitos outros homens ao longo das décadas.

Foto: Reprodução / netflix.com

Cidade Invisível – 1° Temporada [Spoiler]

Eric encontra um boto na praia (Manaus) e luta para investigar o que houve e qual é a relação com a morte de sua esposa.

Mas, durante sua investigação, ele descobre um mal que ameaça a comunidade que acabou de conhecer e sua família (sua avó e filha).

E os problemas não param por aí, ele também precisa provar que só está em busca de respostas e do mesmo lado que seus novos “amigos” (e a Cuca não é fácil de se convencer).

Depois de questões como luta por terras, preservação ambiental, população vivendo nas ruas e outras críticas sociais, temos uma grande luta com um fim impactante, reservado para a segunda temporada já confirmada.