Que nós podemos aprender muito enquanto lemos não é segredo para ninguém, ainda mais se permitir refletir sobre o que se trata cada registro literário. Por isso, hoje iremos trazer cinco livros de assuntos com uma grande relevância em conhecimentos gerais e sociais, com ideias e pensamentos que fazem com que reflitamos sobre a construção social que estamos inseridos e como chegamos até aqui, aprofundando a suas ideias diante do cotidiano.
O Mundo De Sofia
Romance escrito por Jostein Gaarder e publicado em 1991, apesar de parecer juvenil pela forma que aborda a narrativa, é extremamente rico em fatos e de fácil compreensão, o que deixa tudo mais leve para se ler. O livro conta a história da menina Sofia, que acaba de completar 15 anos e que a partir daí começa a receber materiais escritos e fitas cassetes que contam a história da filosofia detalhe por detalhe entre as 551 páginas. O conteúdo envolve marcos dos pensamentos e dos pensadores filosóficos no decorrer dos anos, até mesmo desde a Grécia Antiga. Por se tratar de um assunto extenso, a proposta de colocar uma protagonista como um elemento aparentemente principal, facilita o entendimento e deixa a história sobre a filosofia mais simples de se entender.
Sapiens – Uma Breve História Sobre A Humanidade
Escrito por Yuval Harari, publicado originalmente em 2014, o livro “Sapiens – Uma Breve História Sobre A Humanidade”, resume toda a história sobre a criação humana, desde os primeiros seres humanos, divididos em “tribos”, em diversas localidades do planeta até as sociedades atuais. O autor também explica como cada um desses grupos sobrevivia entre costumes e condições climáticas de cada região. Os caminhos que a construção das civilizações foi tomando até chegar ao que chamamos de “o mundo que conhecemos”, no decorrer de anos, séculos.
Amor Líquido
E não, o livro não se trata de um romance entre apaixonados, mas sim sobre uma teoria e reflexão trazida pelo sociólogo Zygmunt Bauman que tem uma série de livros que falam sobre o que ele chama de “Modernidade Líquida”, que foi publicado em 2003. A obra em questão fala sobre o reflexo das nossas relações no cotidiano, relacionando a necessidade pelo novo e pela mudança de pessoas no nosso dia a dia, ao consumo e necessidade de sempre buscar por novidades, nunca parecendo ser o suficiente, e deixa o consumo material como uma parte responsável nesse aspecto. Além disso, Bauman fala sobre os exemplos de amor que temos em nossa vida e o quanto isso reflete naquilo que intitulamos como “amor próprio”.
MINDSET
Apesar do termo “Mindset” (que significa algo como “mentalidade” ou “modelo mental”) que nos dias atuais se tornou motivo para “deboche”, a proposta do livro escrito por Carol Dweck, publicado em 2017, é uma abordagem com a pretensão de auxiliar a conhecer maneiras de pensar e consequentemente em como agir, podendo ajudar no desenvolvimento rumo a conquistas e de certa forma, a inteligência emocional em ação. O livro coloca exemplos da capacidade de aprendizado que podemos aplicar quando desejamos fazer algo, utiliza exemplos sobre os fatos que aponta, como em uma passagem do livro que fala sobre pessoas que nunca desenharam na vida, mas que se propuseram a fazê-lo e obtiveram brilhantes resultados. Dweck faz refletir que quando utilizamos cada um dos “modelos mentais”, falando sobre o poder da inteligência emocional em uma liderança, em como aplicá-la com as crianças e também o que é possível conquistar com a repetição das ações, além de diversos outros exemplos. A autora afirma existir dois modelos “MINDSETS”: O Mindset Fixo e o Mindset de crescimento ou progressivo.
21 Lições Para O Século XXI
Lançado em 2018 e escrito por Yuval Harari, o livro nos coloca de frente com questões que irão levantar a reflexão sobre como nossa identidade vai se moldando diante da tecnologia do mundo atual. O autor explora os clichês conhecidos e traz um futuro provável se baseando no que temos hoje. A atenção do autor se volta para o presente, após explorar o passado com o livro “Sapiens – Uma Breve História Sobre A Humanidade” e o futuro com o livro “Homo Deus”. A proposta da obra veio referente a perguntas que Harari recebeu de leitores, colegas e jornalistas, construindo uma reflexão profunda sobre o impacto no cotidiano das pessoas com as redes sociais, por exemplo; as conexões e não-conexões entre os seres humanos e os estereótipos criados com esse cotidiano.
E essas foram as cinco leituras recomendadas para você que deseja ampliar as ideias e refletir sobre a sua construção social, além dos papéis que a história tem através dos anos. Nos conte se já leu algum e o que achou.