Nesta quinta-feira (21), durante as gravações do filme Rust, nos Estados Unidos, o disparo de uma arma cinematográfica que estava sendo utilizada pelo ator e produtor Alec Baldwin atingiu a diretora de fotografia Halyna Hutchins, resultando em sua morte.
O trágico acidente ocorreu no Rancho Bonanza Creek, no estado do Novo México. A cineasta, de 42 anos, foi socorrida por um helicóptero e levada ao Hospital da Universidade de Novo México, em Albuquerque, mas não resistiu. O disparo também acabou por atingir o diretor Joel Souza, que foi levado de ambulância ao Centro Médico de St. Vincent, em Santa Fe, onde foi atendido e agora se recupera dos ferimentos.
Segundo os relatos oficiais do Departamento Policial, não há dúvidas de que o disparo foi feito pela arma de Alec Baldwin. O porta-voz do ator informou à imprensa que o incidente ocorreu devido a uma falha de ignição na arma cinematográfica. Em nota, um representante do xerife de Santa Fé informou que Baldwin se apresentou voluntariamente à delegacia, onde foi entrevistado e saiu visivelmente abalado. As investigações seguem em aberto, porém ninguém foi preso e queixas não foram prestadas até o momento.
Alec Baldwin se pronunciou em suas redes sociais, informando estar colaborando com a investigação policial e oferecendo suporte à família de Halyna:
“Não há palavras para descrever o meu choque e a minha tristeza a respeito desse trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, uma esposa, mãe e colega profundamente admirada por nós. Eu estou cooperando plenamente com a investigação policial para entender como essa tragédia ocorreu e estou em contato com o marido dela, oferecendo o meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido pelo seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna.”
.