Cinemas itinerantes são projetos de promoção de lazer e cultura em espaços não convencionais. Ou seja, lugares antes com outras funções, recebem telas ou projeções montadas em carretas, tendas, infláveis ou áreas de convivência para que o cinema possa chegar à mais pessoas.
No Brasil, existem muitas iniciativas desse tipo, como o Open Air, Cinema Inflável e o Cine Ferbasa. Algumas dessas, como o Open Air, oferecem sessões ao ar livre com ingressos pagos. Já as demais, são promovidas gratuitamente com apoio de patrocínio público e/ou privado.
De acordo com a Ancine, neste ano existem cerca de 3.500 salas de cinema em funcionamento no país. Porém, ainda existem muitas cidade sem salas ou com apenas uma opção. Dessa forma, os projetos de cinemas itinerantes se fazem muito necessários. Somente em 2024, as cidade de Monte Carmelo, Ponte Nova (MG) e Miracema (RJ) ganharam suas primeiras salas.
LEIA TAMBÉM: Novos filmes gratuitos entram no catálogo do Sesc Digital
Cinemas itinerantes levam lazer onde os grandes complexos não chegam
Cinemas itinerantes como o ‘Cinema Inflável’ promovem além de exibições, atividades recreativas para populações periféricas ao redor do país. Realizado desde 2013, a iniciativa percorreu neste ano 12 regiões do Distrito Federal e está, atualmente, na Bahia. Como apoio da iniciativa privada e do MinC, milhares de jovens e crianças assistem filmes de classificação livre, com pipoca e participam de ações gratuitamente.
Segundo dados do IBGE, existem mais de 5.500 municípios espalhados pelo território brasileiro. Sendo assim, se considerarmos uma sala de cinema por cidade, 2 mil ainda não teriam a sua. Contudo, a realidade é muito distante disso. Esse número pode ser ainda maior, visto que a maioria das operadores de multiplex se concentram em grandes centros urbanos.
Há dois anos, a Revista Piauí fez uma reportagem com a seguinte declaração “A cada 10 brasileiros, 4 moram em cidades onde não há salas de cinema”. O texto considerava dados de 2021, quando o Brasil tinha apenas 3.268 salas em funcionamento. Portanto, somente 7% dos municípios teriam cinemas, isso equivale a menos de 400.
Em resumo, os cinema itinerantes fazem um trabalho social de levar entretenimento e conhecimento para essas regiões descobertas de cultura. Dos locais mais remotos às periferias urbanas, todos têm direito de acesso ao lazer, cultura e conhecimento.
Imagem de capa: Open Air Brasil / @fernandolcs
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.