Na nossa quinta matéria da série Clássicos do Terror, falaremos um pouco sobre um monstro bem famoso no cinema, A Múmia (1932) que está presente em diversos filmes e remakes, sendo algumas versões bem famosas nos anos de 1990 e 2000.
A Múmia (The Mummy – 1932) é mais um clássico do terror, e compõe a galeria de monstros da Universal Pictures. A produção é a primeira a explorar o personagem da múmia, Imhotep.
Imhotep é o principal antagonista do filme de 1932, A Múmia. Ele também é o principal antagonista no remake de 1999 e sua sequência de 2001, O Retorno da Múmia.
A direção do filme é de Karl Freund. O roteiro é de Richard Schayer. Boris Karloff, David Manners e Edward Van Sloan integram o elenco, entre outros.
A história de “A Múmia” (1932)
Em 1921, uma equipe de arqueologistas no Egito liderados por Sir Joseph Whemple (Arthur Byron) descobre a múmia do príncipe Imhotep (Boris Karloff). Ele viveu há 3.700 anos e, por ter cometido um sacrilégio, teve como castigo ser enterrado vivo. Junto dele, também estavam manuscritos que tinham o poder de fazer os mortos ressuscitarem. Entretanto, um dos membros da expedição lê os manuscritos e traz o príncipe de volta à vida.
Dez anos depois, Sir Joseph retorna com seu filho Frank (David Manners). Eles ignoram que Imhotep agora existe e se faz passar por Ardeth Bay, um egípcio contemporâneo que ajuda a expedição que descobre a tumba do seu milenar amor, uma princesa que reencarnou em Helen Grosvenor (Zita Johann), uma bela e jovem mulher.
Outros filmes e participações
Certamente, a Múmia é um dos personagens mais adaptados e reinterpretados da literatura e do cinema. Logo após o sucesso que o clássico de 1932 fez, inúmeros filmes exploraram a figura do monstro. Desse modo, seguem as produções mais relacionadas com o primeiro filme:
1. A Mão da Múmia (1940)
Embora não seja uma sequência direta, A Mão da Múmia introduz um novo personagem, Kharis, uma múmia que seria recorrente nos filmes subsequentes. Esse filme tem um tom mais aventureiro , sendo o início de uma nova “saga da múmia” da Universal.
2. A Tumba da Múmia (1942)
Esta continuação de A Mão da Múmia traz de volta o personagem Kharis, que, após ser revivido novamente, começa a aterrorizar a nova geração da família que havia profanado sua tumba.
3. O Fantasma da Múmia (1944)
A história de Kharis continua, com ele retornando em busca de vingança e de uma nova reencarnação de sua amada, Ananka. Esse filme segue a tradição dos anteriores, mantendo o personagem como o foco.
4. A Maldição da Múmia (1944)
Esta é a última aparição de Kharis na saga da Universal, e o filme traz um clima de mistério, com arqueólogos tentando resolver o desaparecimento de seus colegas em um pântano. Esse filme fecha a era “Kharis” e explora o mistério de forma mais acentuada.
5. Abbott e Costello Encontram a Múmia (1955)
Embora não faça parte da saga original de Kharis, este filme é uma comédia em que a famosa dupla Abbott e Costello interage com uma múmia. Ele se desvia para o humor, mas ainda faz parte do universo das criaturas da Universal.
Além disso, tiveram os remakes e spin-off :
- A Múmia (1999)
- O Retorno da Múmia (2001)
- A Múmia: Tumba do Imperador Dragão (2008)
- O Escorpião Rei (2002)
- O Escorpião Rei 2: A Saga de um Guerreiro (2008)
- O Escorpião Rei 3: Batalha pela Redenção (2012)
- O Escorpião Rei 4: A Busca pelo Poder (2015)
- O Escorpião Rei 5: O Livro das Almas (2018)
Novo Remake?
Em 2017, a Universal tentou criar o Dark Universe, novo universo compartilhado de seus monstros, com o lançamento do filme A Múmia (2017) com uma abordagem moderna. O filme apresenta Ahmanet, uma princesa egípcia ressuscitada, que busca dominar o mundo. O personagem de Tom Cruise se vê envolvido na batalha para impedi-la, enquanto o Dr. Jekyll (Russell Crowe) representa uma organização dedicada ao combate de forças sobrenaturais. O filme, porém, não teve uma recepção positiva, e o “Dark Universe” foi descontinuado.
Curiosidades
- A maquiagem de múmia de Boris Karloff é baseada na aparência de Ramsés III; o maquiador Jack P. Pierce passava oito horas por dia aplicando a maquiagem de Karloff.
- Surpreendentemente, ao contrário dos outros monstros clássicos da Universal, os outros filmes da Múmia não têm relação direta com A Múmia (1932). Os outros filmes apresentam uma múmia diferente, chamada Kharis, que é ressuscitada por folhas de tana para ser controlada por uma pessoa moderna (semelhante a um zumbi vodu). A Mão da Múmia (1940) reutiliza cenas deste filme, mas muda Imhotep para Kharis. Foi Kharis quem apareceria nos outros filmes da Universal e da Hammer. Desse modo, Imhotep não reapareceria nos cinemas até A Múmia (1999) .
- A maquiagem de Jack P. Pierce foi considerada tão extraordinária que o jornal “Hollywood Filmograph” o homenageou com um prêmio especial que foi entregue em uma cerimônia pelo próprio Boris Karloff . Após a morte de Pierce em 1968, o troféu foi considerado perdido. Muitos anos depois, quando uma pia foi removida de um antigo estúdio de maquiagem na Universal, ele foi redescoberto.
Por fim, continue acompanhando nosso site para mais matérias sobre os Clássicos do Terror!
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.