Na nossa terceira matéria da série Clássicos do Terror, falaremos sobre o filme de um dos monstros mais famosos do cinema, o monstro de Frankenstein (1931)!
Frankenstein (1931) é mais um clássico do terror, e compõe a galeria de monstros da Universal Pictures. A produção é uma das adaptações mais famosas do romance de 1818, de mesmo nome, de Mary Shelley, considerada uma obra-prima da literatura gótica.
O monstro de Frankenstein é alto, imponente e tem uma presença ameaçadora. Além disso, possui um olhar triste e uma postura que revela certa vulnerabilidade. Além disso possui uma cabeça quadrada e achatada no topo com parafusos no pescoço.
A direção do filme é de James Whale. O roteiro é uma adaptação da peça de teatro homônima de Peggy Webling. Robert Florey, Garrett Fort, John Russell e Francis Edward Faragoh são os responsáveis pela adaptação. Colin Clive, Mae Clarke, John Boles, Boris Karloff, Edward Van Sloan, Frederick Kerr, Dwight Frye e Lionel Belmore integram o elenco.
A história de “Frankenstein” (1931)
Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para “dar” a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos.
Fritz seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro. Assim, ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito “cérebro criminoso”. Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura.
Durante esta experiência estranha Dr. Waldman (Edward Van Sloan), um tutor de Frankenstein no passado; Elizabeth (Mae Clarke), a noiva de Frankenstein; e Victor (John Boles), seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento. Mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura dele, mas as consequências de tal ato serão trágicas.
No entanto, a sua criação, ao invés de ser uma obra-prima, é um ser incompreendido e aterrorizante que acaba sendo perseguido pela população local.
Continuações e participações
Certamente, Frankenstein é um dos personagens mais adaptados e reinterpretados da literatura e do cinema. Logo após o sucesso que o clássico de 1931 fez, inúmeros filmes exploraram a figura do monstro e seu criador, desde continuações diretas até reinterpretações modernas e paródias. Diante disso, seguem as produções mais relacionadas com o primeiro filme:
1. A Noiva de Frankenstein (Bride of Frankenstein, 1935)
A continuação direta, também dirigida por James Whale, com Karloff de volta como o monstro e Elsa Lanchester como a icônica noiva. É considerado um dos maiores clássicos do terror e uma sequência rara que iguala ou supera o original.
2. O Filho de Frankenstein (Son of Frankenstein, 1939)
O terceiro filme da série, estrelado por Basil Rathbone como o filho do Dr. Frankenstein e Karloff em sua última vez como o monstro. Bela Lugosi interpreta o personagem Ygor, que se torna um aliado importante do monstro.
3. O Fantasma de Frankenstein (The Ghost of Frankenstein, 1942)
Neste filme, Lon Chaney Jr. assume o papel do monstro, enquanto Bela Lugosi retorna como Ygor. A história segue a busca de Ygor para dar uma nova vida ao monstro, desta vez colocando seu cérebro no corpo da criatura.
4. Frankenstein Encontra o Lobisomem (Frankenstein Meets the Wolf Man, 1943)
Um dos primeiros crossovers da Universal, onde o monstro de Frankenstein, agora interpretado por Bela Lugosi, encontra o lobisomem interpretado por Lon Chaney Jr. Esse filme marcou o início das “batalhas” entre monstros no cinema.
5. A casa de Frankenstein (House of Frankenstein, 1944)
Nesse crossover, um cientista lunático e perigoso foge da prisão e ressuscita Drácula. Seu ato de terror vai mais além, quando ele consegue trazer de volta os monstros Frankenstein e Lobisomem, que estavam congelados e enterrados.
6. A Casa de Drácula (House of Drácula, 1945)
A Casa de Drácula (1945) é um dos filmes que reúne vários monstros clássicos da Universal, incluindo Drácula, o Lobisomem e o Monstro de Frankenstein. Neste filme, Drácula (interpretado por John Carradine) busca uma cura para seu vampirismo com um médico chamado Dr.
7. Abbott e Costello Encontram Frankenstein (Abbott and Costello Meet Frankenstein, 1948)
Uma comédia de terror onde a dupla cômica Abbott e Costello encontra vários monstros clássicos, incluindo o monstro de Frankenstein (interpretado por Glenn Strange) e Drácula (Bela Lugosi). É uma sátira bem-humorada e muito popular.
Curiosidades
- Surpreendentemente, o papel do monstro chegou a ser oferecido ao ator Béla Lugosi, intérprete do personagem Drácula. Entretanto, ele recusou por não poder criar sua própria maquiagem para o personagem, além dele não ter falas durante todo o filme;
- Frankenstein é um dos personagens mais adaptados e reinterpretados da literatura e do cinema;
- Nos créditos iniciais do filme, Frankenstein, o nome do ator Boris Karloff não aparece. Fica apenas uma interrogação. O nome de Karloff surge somente nos créditos finais do filme;
- O monstro de Frankenstein é uma criação artificial e incompleta, procurando por aceitação em um mundo que só enxerga nele uma aberração.
Por fim, continue acompanhando nosso site para mais matérias sobre os Clássicos do Terror!
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.