A Colômbia será o país convidado de honra da 27ª Bienal do Livro de São Paulo. O evento acontece entre os dias 06 e 15 de setembro no Distrito Anhembi, em São Paulo. A comitiva do país vizinho deverá reunir cerca de 17 autores, além de acadêmicos e outros profissionais da literatura. Além disso, ocupará um estande de 300 metros quadrados.

Entre os autores estão Andrea Cote, Margarita García Robayo, Erna von der Walde, Gilmer Mesa e Dipacho; além de acadêmicos como Maritza Naforo. Além disso, também estarão presentes grupos musicais como Cimarrón, e Gheto Kumbé, do Caribe colombiano.

Guillermo Rivera, o Embaixador da Colômbia no Brasil, destaca que a participação da Colômbia na Bienal, coincide com a celebração do 100º aniversário de “O Vórtice” obra do escritor colombiano José Eustasio Rivera, considerada um clássico da literatura colombiana e latino-americana.

Segundo a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) Sevani Matos, será não apenas uma oportunidade de intercâmbio cultural entre Brasil e Colômbia, mas também de estreitar laços com o país:

“Para nós é uma honra receber a Colômbia como país convidado. Acreditamos que esta parceria ira fortalecer as relações bilaterais e incentivar o diálogo cultural entre os dois países, destacando o papel fundamental da literatura e da cultura no desenvolvimento de sociedades mais conectadas e compreensivas”.