Estivemos na BGS 2018 e vamos compartilhar um pouco do que vimos na maior feira de games da América Latina. A Brasil Game Show em 2018 completou 11 edições e a marca principal deste evento é a evolução. Para quem viu os primeiros passos da feira e a vê como está hoje sabe do que estou falando, o nível de evento para este ano foi inacreditável e exuberante. Foram milhares de metros quadrados com o melhor do mundo do game, com a participação das maiores marcas do ramo do mundo inteiro e reunindo também as pequenas produtoras querendo uma fatia desse mercado.
Marcas comerciais também enxergaram o potencial econômico da BGS e fizeram questão de marcar presença, como Riachuelo, Americanas, Ponto Frio, Fini, OldSpice, entre outras. O forte dessa edição foram os stands e lojas especializadas em games multiplayer como Counter Strike, LoL, Rainbow Six Siege e Pugb, com dezenas de opções para experimentar periféricos como teclados e mouse, além de testar os próprios jogos, e ainda assistir partidas emocionantes com times profissionais de E-Sports.
O Público na BGS
O público é sem sombra de dúvidas em sua maioria adolescentes e jovens, mas a feira abrange todas as idades, desde a criança que está aprendendo a brincar com tablets até os mais velhos que estão acostumados com 8 e 16 bits e agora estão na era digital com os consoles mais modernos e computadores super potentes. Além disso notamos na feira uma maior concentração de mulheres gamers mostrando que mesmo com um mercado ainda dominado por homens elas estão chegando (já chegaram né) pra pegar o seu pedaço de direito no mundo dos gamers, mostrando que igualdade de gênero se dá em qualquer espaço, sem preconceito, sem machismo e sem ambientes tóxicos.
Uma coisa me chamou atenção, e não sei se foi uma impressão errada da minha parte, tiveram menos cosplayers do que ano passado, em quantidade mesmo, achei bem menos cosplayers andando pelos pavilhões. Claro, os que foram estavam em altíssimo nível, desde personagens de animes e series até os mais esperados cosplays de games. O publico vai ao delírio ao poder tirar foto com o seu personagem preferido ou aquele vilão tão odiado dos finais das fases e mundos.
Em resumo, a BGS é de fato o maior termômetro de como anda o universo gamer no Brasil e baseado na experiência de 2018 podemos dizer que está pegando fogo!