Pelo quarto ano seguido nossa equipe se desloca de Belo Horizonte para São Paulo para acompanhar de perto a maior feira de games da America Latina, a Brasil Game Show. A cada ano estamos acompanhando em tempo real a evolução das tecnologias, das novidades, das inovações, e principalmente o crescimento da feira, seja em termos de tamanho, importância ou volume de visitantes, e é nítido como a BGS se tornou de fato um evento consolidado no país.

O evento, que em 2018 teve mais de 325 mil visitantes esperava superar essa marca para cada vez mais se firmar como referência no cenário de tecnologia e games mundial e prova disse é o volume de investimentos das marcas em estrutura e premiações, além de claro as atrações de peso que o evento traz para fazer a felicidade do público, que tem a oportunidade de tirar fotos, conversar, pega autógrafos e demonstrar todo seu afeto aquelas pessoas que marcaram suas vidas, e o melhor, diferente de outros eventos o Meet and Great  da BGS é de graça.

Nossas Impressões

O Expo Center Norte, a casa da BGS, é um dos espaços de eventos mais bonitos de São Paulo e está entre os melhores do Brasil, seja pela dimensão gigantesca que tem seja pela localização, estratégica em relação a entrada e saída da cidade, por via aérea ou via terrestre. Localizada a menos de 2 KM da rodoviária do Tietê, perto da linha azul do metrô de SP, também é acessível para quem vem do aeroporto de Guarulhos ou Congonhas. Além disso, está perto de hotéis, restaurantes, shopping, parques, ou seja, o pacote completo no que diz respeito a localização. Essa facilidade talvez seja o maior diferencial do evento em relação a outros, que por ficarem em áreas mais complicadas para chegar e sair, acabam frustrando um pouco os visitantes.

Ainda falando de logística, a BGS investiu em parceria com a empresa Águia Branca no translado dos visitantes que saem do terminal Tietê até o evento durante todo o dia, saindo e chegando em demanda, os ônibus circularam cheios o dia todo, dando vazão tanto na chegada quanto na saída do evento, e mesmo com filas enormes o serviço fluiu de forma normal durante os dias em que estivemos na feira, com espera aproximada de 40 minutos no pico máximo, é um serviço diferenciado que vale a pena destacar.

O maior diferencial que merece ser apontado aqui é informação! A BGS consegue informar os visitantes a respeito de vários aspectos desde a entrada na rua até a porta dos banheiros, com dezenas de pessoas com coletes “posso ajudar”, mapas gigantes espalhados nos pavilhões, mapas impressos, aplicativo para celular, enfim, é fácil achar para onde se quer ir mesmo no meio de milhares de pessoas circulando pelo evento. Cabe ressaltar o trabalho social que a organização faz ao trazer para o mercado de trabalho vários deficientes em cadeiras de rodas, que trabalham assessorando os visitantes nas portarias, um trabalho muito interesse.

A respeito da limpeza é aquela coisa, se o público cooperar tudo fica bem, e nesse caso foi o que aconteceu, um evento limpo com equipes de limpeza somente para recolher e organizar o lixo, mostrando que o público gamer consegue ser bem higiênico, usando as lixeiras e evitando jogar lixo no chão. Os banheiros também estavam limpos durante todo o evento, e mesmo com o pavilhão lotado, as filas eram pequenas se comparados a outros eventos do mesmo tamanho. A segurança do evento entretanto deixa a desejar, a exceção das portarias que eram bem fiscalizadas não se viam seguranças dentro dos pavilhões, os únicos que vimos eram particulares dos stands e estavam lá para “proteger” os interesses dos patrocinadores. O publico em si contava com muito pouca opção de segurança, a tal ponto que nossa equipe foi agredida durante o evento e não conseguimos um único segurança num raio de 100 metros do local (em frente o stand da Warner Bros) para nos auxiliar e o meliante agressor conseguiu fugir, sem nos dar chance de receber um apoio e uma intervenção do evento. Procurada durante o evento, uma assessora de imprensa limitou-se a dizer que o contingente estava de acordo com o tamanho da feira e ficavam nas extremidades do evento, ou seja, o miolo do evento estava exposto a qualquer incidente pior que pudesse acontecer. Mas é bom ressaltar que em linhas gerais o público se comporta de maneira bem civilizada e isso é um aspecto positivo em um evento dessa magnitude.

Os stands estavam maiores e mais bonitos que nas outras edições, o que mostra o poder de investimento do cenário gamer mundial. Grandes marcas como Acer, Warner Bros, Logitech, Nintendo, Facebook, Youtube, X-Box, Playstation, entre várias outras. Stands interativos onde o público veio a ser convidado a experimentar e testar os produtos e serviços da marca de maneira gratuita, vários stands estavam oferecendo também a possibilidade de comprar os produtos dessas marcas com descontos especiais válidos somente para os dias da feira. Além das áreas dos expositores o evento dedicou um espaço a pequenos produtores mostrarem seus produtos e serviços ao público.

Em linhas gerais a BGS é um evento que agrada e que veio para ficar. O crescimento exponencial durante o tempo, a maturação das ideias e os investimentos certos estão levando a Brasil Game Show a se tornar um evento global, prova disso são lançamentos que ocorrem em primeira mão durante a feira de empresas internacionais que confiam na visibilidade e na confiança que a feira tem com o publico e com o mercado.