A Companhia das Letras deve publicar em breve uma biografia do economista, ex-deputado federal e ex-ministro Delfim Netto. O ex-ministro, que faleceu na última segunda-feira (12 de agosto), já trabalhava em um livro de memórias, escrito em conjunto com o jornalista André Mendonça de Barros, há cerca de quatro anos. 

Segundo a editora, Delfim Netto já se dedicava ao texto final do projeto. Ele expressou sua vontade de que o livro fosse publicado, mesmo se fosse concluído após seu falecimento. Dessa forma, o lançamento está previsto para 2025. A Companhia das Letras já foi responsável por outra publicação famosa do economista. O selo Portfólio Penguin publicou a coletânea de artigos “Economia é coisa Séria” em 2021

Delfim Netto nasceu em São Paulo, em 1º de maio de 1928. Além de economista, foi também professor. No entanto, seu maior destaque foi na política. Foi ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura, durante o regime militar (1964-1985). Era uma figura polêmica, uma vez que foi um dos signatários do AI-5 em 1968, e até recentemente afirmou que não tinha conhecimento da repressão provocada pela ditadura.

Nos anos seguintes, continuou sendo uma figura importante na política brasileira. Se tornou deputado federal durante a década de 1990. Do mesmo modo, foi conselheiro do Presidente Lula em seus dois primeiros governos. Além disso, se consolidou não apenas como um dos economistas mais respeitados na área, mas também por sua influência e articulação política. Delfim Netto morreu aos 96 anos, após complicações no seu estado de saúde.