O último livro de Lygia Fagundes Telles,Conspiração de Nuvens” publicado em 2007, ganhou uma nova edição da Companhia das Letras. Dedicado às netas Lúcia e Margarida, é uma obra repleta de histórias de família e reflexões sobre literatura, política e a vida. 

“Conspiração de Nuvens” é uma série de crônicas, contos e memórias. Lygia Fagundes Telles é uma das escritoras contemporâneas mais importantes da literatura brasileira. 

Autora de obras consagradas como “Ciranda de Pedra” (1954) e “As Meninas” (1973), ela ocupou a cadeira 16 da Academia Brasileira de Letras (ABL) até 2022, ano que morreu aos 103 anos.

“Conspiração de Nuvens” foi escrito enquanto a autora passava pelo impacto da morte de seu único filho, Goffredo. Assim, ela reuniu no livro textos autobiográficos, ficções experimentais e crônicas repletas de suas lembranças pessoais, tudo isso, em meio ao luto. 

Com revisão da própria autora e textos de Ignácio de Loyola Brandão, Ubiratan Brasil e outros jornalistas sobre a recepção do livro à época de sua primeira publicação, esta edição de Conspiração de nuvens traz um emocionante posfácio escrito por Lúcia Telles, a neta. 

Uma descrição do posfácio chama atenção: o que a deixou em pé pronta para a luta foi sua criação, sua literatura. Foi assim com este livro, que trouxe para a escritora, para a mulher, para a mãe e para a avó, a possibilidade de continuar viva”.