A sexta edição do Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim está com inscrições abertas para crianças de 7 a 13 anos, com obras escritas que se encaixam nas seguintes categorias: redação, mensagem ou poesia. Os trabalhos premiados serão publicados no livro VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico.

O concurso é organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, e tem o objetivo de incentivar a escrita e a leitura das crianças estudantes de escolas públicas e privadas no Brasil. O projeto é realizado há mais de dez anos e geralmente conta com a inscrição de crianças de 7 a 12 anos, mas esse ano, excepcionalmente, por conta dos impactos causados pela pandemia no ambiente escolar, a idade-limite aumentou para 13 anos e o prazo para enviar o material dos pequenos autores foi prorrogado para o dia 8 de dezembro. 

Foto divulgação concurso literário

Para participar, os autores mirins devem escolher uma das categorias e escrever sobre o tema “Quatro estações – Primavera, Verão, Outono e Inverno”. Cada estação do ano tem seus encantos e peculiaridades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas”, com essa temática, se pretende trazer às crianças a reflexão de um novo recomeço diante das possibilidade que as estações do ano têm de se transformar. Não é preciso se inscrever. Apenas o envio do trabalho já irá contar como inscrição. 

A proposta é que os professores trabalhem em sala de aula a temática em questão para que os alunos desenvolvam os trabalhos, dando maior envolvimento e conhecimento da sabedoria. Taciana Aceiro, coordenadora pedagógica do Colégio Porto União acrescenta e dá forças para essa afirmação. “Desde que recebemos o convite para participar da edição, há 7 anos, imediatamente confirmamos nossa presença e nossos alunos puderam criar seus textos com uma maior motivação, sabendo que suas escritas estavam concorrendo à premiação. Utilizamos o tema do concurso nas aulas de redação e, após as devidas intervenções das professoras, os alunos realizam a reescrita na folha oficial e enviamos os termos do concurso às famílias. É sempre muito importante todo o processo e costumamos incentivar a participação de todos”.

A cerimônia de premiação ocorrerá em 2022, na Sala São Paulo, e serão escolhidos 250 trabalhos. Os vencedores, destaques e selecionados receberão 3 exemplares do livro VI Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2020/21. O livro será uma coletânea dos trabalhos selecionados, digitalizados e revisados conforme padrões da língua portuguesa. Os vencedores de destaque receberão um Troféu Espantaxim junto com a coleção de CDs e livros do Projeto.

Você pode ter acesso ao conteúdo do regulamento clicando aqui.