Nesta terça-feira 8 de março, comemoramos mais um Dia da Mulher. Dessa forma, separamos 5 projetos que valorizam e destacam a força e importância das mulheres.

“Run the World (Girls)”- Beyoncé

Começando por um dos maiores hinos da década que entregou uma mensagem avassaladora. A música promove o empoderamento feminino. Ao mesmo tempo que compreende e entrega a forte premissa de que quem comanda o mundo são as mulheres.

Além disso, a canção é um projeto de um dos maiores nomes da música mundial, que também é uma das mulheres mais incríveis que conhecemos. Nossa Queen B!

“Can’t Hold Us Down” (feat. Lil’ Kim)- Christina Aguilera

Aguilera entrega um hino de força e poder feminino ao mesmo tempo que expressa seu desgosto com a sociedade.

A musa pop coloca em pauta a diferença com que homens e mulheres são tratados ao expressar sua sexualidade. Assim, ela critica o fato de mulheres serem prostitutas para sociedade quando estão apenas se expressando.

Triste, Louca ou Má- Francisco El Hombre

Essa canção expressa a inquietação diante dos enquadramentos sociais aos quais as mulheres são submetidas. Da mesma maneira que se julgam quando fogem do padrão que a sociedade estabelece.

“Triste, louca ou má” expressa tudo aquilo que hoje as mulheres tentam buscar.

Ao mesmo tempo dar um basta, como: os relacionamentos abusivos, violência doméstica e todos os outros pontos que ainda inferiorizam as mulheres perante a sociedade.

Maria da Vila Matilde- Elza Soares

Essa canção de uma das maiores artistas brasileiras retrata a violência doméstica sofrida por muitas mulheres brasileiras, ressaltando a importância de denunciar os agressores.

Da mesma forma, segundo Elza, a música serve para denunciar, para gritar.

Girls Just Wanna Have Fun- Cyndi Lauper

Por fim, com chave de ouro, temos um dos maiores hits do pop.

No entanto, pouca gente sabe que esse hino feminista é, na verdade, uma adaptação de uma música que trazia uma visão um tanto quanto pejorativa sobre as mulheres.

Cyndi Lauper transformou a canção em uma música que questiona as imposições de comportamento feitas às mulheres.

Assim, a letra fala da libertação, de quebrar os padrões e viver a vida sem tanto rigor.