A Feira do Livro de Frankfurt 2025 está chegando! O maior evento do mercado editorial acontece entre 15 e 19 de outubro, e a expectativa é que supere o público das edições anteriores. Neste ano, as Filipinas são o país convidado de honra e levam os principais destaques da sua literatura atual. 

Nos dois primeiros dias da feira (15 a 17 de outubro), haverá uma programação profissional internacional sobre tópicos atuais do mercado. Temas como IA na publicação, e tendências de áudio e livros para a tela estarão em debate. Já entre os dias 17 e 19 de outubro, a feira estará aberta ao público durante o fim de semana. Uma novidade é que nesta edição, a venda de livros acontece em todos os dias da feira. 

O CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da InvestSP, levará uma comitiva de dez empresas para o evento. Desse modo, o governo do Estado de São Paulo apoia parcerias e investimentos no setor editorial.

“A presença de São Paulo na Feira do Livro de Frankfurt é uma oportunidade para que nossas empresas ampliem seu alcance e fechem parcerias estratégicas. O CreativeSP tem justamente esse papel: apoiar o setor editorial e transformar a participação em negócios que fortalecem a economia e a geração de empregos”, afirma a Secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Outros destaques

Além disso, o Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), também levará uma delegação brasileira para o evento. A programação da CBL contará com rodas de leitura, palestras, oficinas e o tradicional Caipirinha Hour, que é um momento de descontração que acontece todos os anos.

Entre os escritores confirmados no evento estão a vencedora do prêmio Nobel da Paz, a filipina Maria Ressa, a americana Ruth Wilson Gilmore, assim como Lídia Jorge e Afonso Cruz de Portugal.

A Feira do Livro de Frankfurt movimenta todo o cenário literário europeu e mundial. Dessa forma, é uma oportunidade não apenas para apresentar o Brasil para o mundo, mas também para estabelecer conexões com outros países.