Atualmente vivemos em uma sociedade machista e o mundo dos games não está isento disso, infelizmente, muitas mulheres ainda precisam travar batalhas para conquistar espaço nesse universo. Portanto, preparamos para vocês 5 campeonatos femininos/inclusivos no e-sports e como essas mulheres conseguem ser extraordinárias nessas competições, vamos nessa?
A princípio, antes de falarmos sobre os campeonatos, vamos entender um pouco como começou a inserção feminina nos torneios de jogos online. Tudo deu-se início com a streamer e apresentadora Ana Xisdê, quando em 2015 percebeu que não tinha nenhuma jogadora no CBLOL. Com isso, Ana então decidiu entrar no mundo dos torneios para representar as mulheres nos e-sports. Devido a sua persistência e coragem, ela finalmente conseguiu jogar o primeiro campeonato feminino de OverWatch do Brasil, o OverDivas.
Ademais, muitos atletas seguiram o caminho de Ana Xisdê, e mesmo enfrentando diversas barreiras, não desistiram de seus sonhos e seu amor pelo jogos onlines para começarem suas carreiras no e-sports. Graças a garra dessas meninas, as competições femininas começaram a ganhar mais visibilidade. Então vamos conferir a lista de 5 campeonatos femininos/inclusivos que existem no e-sports?
VCT Game Changers Brasil
O circuito inclusivo VCT Game Changers Brasil, é um jogo de FPS do Valorant, da Riot Games. O campeonato foi criado para dar novas oportunidades e espaço às mulheres cis, trans, travestis e não-binario no Valorant, como também abrir portas para uma comunidade mais inclusiva. Além disso, em 2022 o campeonato conquistou de vez os corações dos apaixonados em FPS, conseguindo ser o campeonato feminino mais assistido do ano.
No início de 2023 ocorreu a primeira etapa do VCT Game Changers no Brasil e as grandes campeãs deste campeonato foram as meninas da Team Liquid, comandada por Daiki, as meninas Isaa, Joojina, Bizerra e BSTRDD levaram a melhor contra a Loud, ganhando de 3×0.
Já a segunda etapa do campeonato, contará com as qualificatórias entre os dias 22 de junho a 3 de setembro e a etapa final em 24 de setembro a 1 de outubro. Além disso, a segunda etapa do VCT Game Changers Brasil 2023 definirá também a equipe que irá ficar com a última vaga do Brasil no Game Changers Champions, o mundial inclusivo, que ocorrerá em São Paulo, na arena CBLOL em novembro e dezembro. Ansiosos para ver nossas garotas brilhar?
IGNIS CUP
Adicionando mais um campeonato da Riot Games, temos o Ignis Cup, torneio do lolzinho, que teve sua estreia em 2022, como um campeonato inclusivo para a comunidade de LOL. A segunda edição do torneio teve início em 25 de maio e a sua final será no dia 09 de junho. Será que as meninas da Pain Gaming serão bicampeãs do campeonato ou a Coven Bats levará a melhor?
Apesar de no CBLOL Academy aceitar meninas durante o campeonato, a Ignis Cup tornou-se extremamente importante para a comunidade brasileira, pois promove a inclusão de mulheres cis, trans, travestis e não-binarias no campeonato, podendo assim, acumular experiencias do competitivo em um torneio seguro e quem sabe dar brechas para um campeonato misto de League of Legends.
TAÇA DA PATROA
O campeonato feminino de Free Fire, Taça da Patroa, ganha um espaço nesta lista. O evento, que ocorreu em 2022, trouxe o nome da cantora Anitta em parceria com a Garena para um campeonato exclusivamente feminino do jogo mobile. Com tudo, o torneio teve 18 equipe convidados e seis conseguiram passar pela classificatória aberta.
Além da Taça da Patroa, existem outros campeonatos feminino de free fire por aí, como o Gossip Girls League, que aconteceu recentemente, tendo a vitória das meninas da line up dos Crias, segue o Fluxo.
ESL IMPACT
Com tudo, somando a lista temos o campeonato mundial feminino de CS: go, o ESL Impact, que foi disputado em duas etapas no ano de 2022, tendo a Nigma Galaxy campeã e a Fúria vice campeã nas duas fases, além disso, houve um pico de 110.679 de telespectadores na partida entre CLG x Fúria.
A line up feminina da Fúria teve bastante destaque na ESL Impact season 1, elevando assim, o nível do CS feminino dentro do Brasil. Com isso, a edição de 2023 do campeonato convidou diretamente a line up da Fúria para o ESL Impact, que ocorreu nos dias 10 e 12 de Fevereiro.
SCRIM DELAS
Finalizando a nossa lista, temos o campeonato de Fortnite Scrim Delas, o primeiro campeonato feminino da América do Sul de Fortnite, projeto idealizado pelos streamers Ingrid e Kenno, que também fazem parte da equipe de comunicação do Fornite Champion Series.
A primeira edição do Scrim Delas aconteceu em dezembro de 2022, reunindo cerca de 75 jogadoras para o torneio. O Scrim Delas surgiu a partir de um outro projeto da streamer Ingrid, o Squad das Minas, que tinha como intuito convidar outras jogadoras de Fortnite para participar da live, dando assim, visibilidade a essas meninas. Incrível, né?
Em suma, é de extrema importância a inserção de competições femininas e inclusivas no universo dos games, precisamos dar visibilidade para esses torneios. Mas, e aí, você já conhecia alguns desses campeonatos femininos/inclusivos do s-ports?