A princípio, o feminismo surgiu no século XIX como um movimento social, filosófico e político, ao qual, sua principal luta é o direito de igualdade entre homens e mulheres. Em geral, no século XIX as mulheres não tinham o direito de ler, escrever, estudar, trabalhar e entre outros. Levando em consideração a importância das lutas femininas na sociedade, separamos para você 5 filmes sobre o empoderamento feminino e que com certeza você irá amar, vamos juntos conferir? 

As Sufragistas

As Sufragistas, lançado em 2015, aborda sobre a luta das mulheres para conquistar o direito de votar e igualdade no Reino Unido, no início do século XX. Elas resistiram à opressão de forma passiva, mas devido a crescente ondas de agressão da polícia, elas decidem se rebelar publicamente. 

As Sufragistas Empoderamento Feminino
Fonte: Divulgação

Ademais, a trama apresenta a protagonista Maud Watts (Carey Mulligan) exercendo o seu papel de mãe, esposa e ao mesmo tempo tendo que lidar com essas responsabilidades sozinha enquanto enfrenta o patriarcado daquela época. Além disso, Maud Watts também é uma mulher que precisa encarar longas jornadas de trabalho, que ultrapassam os direitos trabalhistas. 

Com isso, Maud conhece o movimento das Sufragistas e mesmo com a falta de apoio do seu marido e os maus tratos pela polícia, Maud não abandona o grupo e luta por aquilo que acredita, luta por uma sociedade igualitária. Vale ressaltar, que a palavra “Sufragista” remete a aqueles que lutam pelo direito de votos a todos, independente de gênero, raça ou poder econômico.

Ademais, o filme conta com Meryl Streep (Mamma Mia!), Helena Bonham Carter (Harry Potter), Anne-Marie Duff (The Virgin Queen), Natalie Press (My Summer of Love), Romola Garai (Emma) e Amanda Lawrence (Star Wars: A Ascensão Skywalker).

Você pode assistir “As Sufragistas” na Prime Vídeo ou na Apple TV. 

Mulheres do Século 20

Mulheres do Século 20
Fonte: Divulgação

Em um mundo feito para os homens, o filme “Mulheres do Século 20” irá contar a história de três mulheres no ano de 1979. Abordando três gerações diferentes, sobre três mulheres diferentes, a trama irá lidar com os desafios que essas mulheres enfrentam no cotidiano. Mostrando a personalidade de cada personagem e as diferenças sobre a geração de cada uma. 

Com isso, a protagonista Dorothea (Annette Bening), é uma mãe solo, nascida nos anos 20, que vive independente de homens e das tradições patriarcais da sociedade. Além disso, ela convive ao lado de sua amiga Abbie (Greta Gerwig), que nasceu nos anos 50, no auge das lutas feministas. Dorothea também compartilha sua vida com Julie (Elle Fanning), uma analitica e amante da psicanálise e também amiga do filho do seu filho Jamie (Lucas Jade Zumann). 

Você pode assistir “Mulheres do Século 20” na Prime Vídeo ou na Apple TV

Adoráveis Mulheres

Adoraveis Mulheres
Fonte: Divulgação

Não poderíamos deixar de fora um filme dirigido pela Greta Gerwig, indicado ao Oscar na categoria “Melhor Direção”, o filme “Adoráveis Mulheres” nos mostra que as mulheres têm o poder de sonhar e o livre arbítrio de escolher o que elas querem em suas vidas. 

A trama irá retratar a vida de quatros irmãs e o caminho que cada uma seguiu, o filme passa em 1860 nos Estados Unidas e traz a quebra dos estereótipos imposto pela sociedade daquela época, ao qual a mulher deveria apenas ser mãe e dona de casa, enquanto os homens iam a guerras, trabalhavam e tinha o dobro de lazer. 

Vale destacar o rumo de duas irmãs e os extremos que podem existir nas escolhas delas. A primeira é a protagonista Jo March (Saoirse Ronan), que deseja escrever sobre as mulheres que não buscam apenas pelo casamento, mas sim por direitos iguais, com isso, ela passa o filme inteiro em busca de ser uma grande escritora, quebrando os estereótipos da sociedade. 

Já a segunda irmã, Meg March (Emma Watson) sonha com o casamento, mas permance com seus ideias de uma mulher feminista e independente, portanto, ela escolhe se casar com um homem por amor, independente da sua condição financeira. Assim, Meg acaba quebrando os estigmas do casamento por dinheiro, o que era comum naquela época. 

Juntamente com Saoirse Ronan e Emma Watson, o elenco do filme também conta com Florence Pugh (Oppenheimer), Meryl Streep (Mamma Mia!), Laura Dern (Jurassic Park) e Eliza Scanlen (Objetos Cortantes). Você pode assistir o filme pelas plataformas Netflix, Prime Vídeo e Apple TV

Mulan

Afinal, o clássico da Disney não poderia ficar de fora dessa lista. A animação Mulan é um belo exemplo de empoderamento feminino, o filme se passa na China Imperial, sob a invasão dos hunos. No meio da Guerra, o Imperador da China convoca todos os homens chineses para lutar pelo país. Com uma idade já avançada, Mulan preocupa-se com o seu pai e com isso resolve assumir a identidade do pai para substituí-lo na guerra. 

Preocupados com o destino perigoso que Mulan tomou, sua família decide enviar um dragão para detê-la, o Mushu. Porém, ao ver a determinação de Mulan em lutar pelo país, Mushu decide ajudar a garota a ser uma boa soldado, sem que descubram o seu disfarce. 

Infelizmente, Mulan é descoberta e mesmo lutando de igual para igual com os soldados chineses, ela é expulsa do exército. No ententanto, determinada a continuar na batalha, Mulan torna-se a principal responsável pela vitória da China na Guerra.

Você pode assistir a animação ou live-action de Mulan na Disney+.

Mulan empoderamento feminino
Fonte: Divulgação

Estrelas Além do Tempo 

Para finalizar essa nossa lista cheia de empoderamento feminino, temos o filme “Estrelas Além do Tempo”. A trama conta a história de três mulheres afro-americanas em uma equipe de cientistas da NASA, no auge da corrida espacial durante a Guerra Fria, lutando contra o machismo e o racismo para que assim possam ter o devido reconhecimento na Agência Espacial Americana (NASA).

Estrelas Além do Tempo conta a história real de Katherine Johnson (interpretada por Taraji P. Henson), considerada uma prodígio da matemática. Já Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) precisa se adaptar com a chegada de um computador da IBM e Mary Jackson (Janelle Monáe) sonha em se tornar uma grande engenheira. Assim, elas lideraram uma das maiores equipes de operações tecnológicas norte-americana e tornaram-se grandes heroínas.  

Portanto, a trama mostra como o machismo está bem presente no ambiente científico e como as três cientistas precisam lidar com a opressão no trabalho, ao qual, seus superiores brancos não acreditam no potencial das mesmas e acabam desvalorizando o trabalho delas. 

Em suma, você pode assistir “Estrelas Além do Tempo” no Disney+.

Estrelas Além do Tempo
Fonte: Divulgação