Red Canids Kalunga é uma organização de esportes eletrônicos brasileira criada com a aquisição da INTZ Red pelo empresário Felippe Corradini em 2015. Fundada inicialmente como Red Canids, a organização possui maior foco em competições de League of Legends (LOL), onde atua desde 2016 no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), possuindo o título de tricampeã brasileira de LOL atualmente.

Além disso, a equipe representou o país no único evento League of Legends a nível mundial realizado em solo brasileiro, o Mid-Season Invitation de 2017. Em 2018, a Red Canids realizou parceria com a empresa Kalunga, adotando, até então, o nome da marca ao nome do time.

A line-up atual conta com os jogadores: Francisco “fNb” Natanael (topo), Gabriel “Aegis” Lemos (selva), Daniel “Greythar” Ferreira (meio), Diego “Brance” Amaral (atirador), Gabriel “JoJo” Dzelme (suporte) e os técnicos Calisto “Coelho” Rabaiolli e Rodrigo “Kalec” Rodrigues.

Logo da Red Canids Kalunga, tricampeã de CBLOL
Crédito: Red Canids

O início

A equipe se oficializou em 2016 após alguns problemas enfrentados pela INTZ Red, até então um segundo time que também pertencia à organização da INTZ e-Sports.

Na época, a Riot Games teria dito que nenhuma organização poderia ter mais de uma equipe no CBLOL. Isso fez com que a empresa vendesse a equipe para Felippe Corradini, antigo dono da Brasil Mega Arena, que manteve o nome Red Canids.

Novidades no comando e no nome

Em Novembro de 2017, a Red Canids anunciou sua parceria com o Esport Clube Corinthians, fazendo com que em março de 2018, João Paulo Garcia entrasse como sócio para comandar a equipe ao lado de Corrandini.

Mas a parceria não durou muito e depois de 04 meses, e verificação do estatudo do clube, foi descoberto que o mesmo proibia o vinculo empresarial de conselheiros com a instituição.

Bom, se perde de um lado para ganhar de outro. E com certeza a Red Canids ganhou muito ao acertar o patrocínio com a Kalunga, passando a se chamar Red Canids Kalunga.

Dois anos na 2° divisão

Apesar da infraestrutura incrível, os resultados no Summoner’s Rift foram bem abaixo do esperado. No 2° Split do CBLOL 2018, a equipe que contava com o topo Pedro “LEP”, o atirador Sacy, o suporte Caio “Loop” e os sul-coreanos Sang-hyun “Chaser” (caçador) e Ha-neul “Sky” (meio), acabou perdendo cinco dos sete confrontos, terminando assim na lanterna da fase de classificação e caindo para a 2° divisão, onde permaneceu por dois anos.

Após várias tentativas de voltar a elite brasileira de League of Legends, e sem mais jogadores sul-coreanos na line up, a equipe chegou a vencer a etapa do Circuito Desafiante de 2020. Este que seria o último e único a não valer vaga para o CBLOL por causa das mudanças do formato do campeonado feitas para 2021.

Mudanças essas que foram propostas pela empresa Riot Games, onde a liga passaria a contar com equipes franquias ao invés de ter rebaixamentos e promoções.

No entanto, para grande surpresa da maioria, a Red Canids Kalunga fora uma das equipes selecionadas pela Riot para participarem da liga.

O início da glória

No primeiro embate de 2021, a Red investiu em talentos da sua base para encarar o campeonato, mas a jornada foi breve, culminando na eliminação nas quartas de final.

Porém, na segunda etapa, a aposta na continuidade do elenco incial quase custou a participação nos playoffs. Mas, pra surpresa de todos, as jovens estrelas derrotaram os favoritos e levaram a Red ao segunto título nacional, conquistanto também a vaga no campeonato mundial de 2021.

Naquele mesmo ano a equipe recebeu seis prêmios na liga, sendo eles: TitaN como melhor atirador, JoJo como melhor suporte, Coelho como melhor técnico e Aegis como melhor caçador, jogador do ano e jogador revelação.

O tricampeonato no CBLOL

Em 2022, a Red surgiu de novo como uma força imparárel no cenário competitivo de League of Legends, mantendo seu elenco de estrelas e consolidando-se como uma das favoritas ao título CBLOL.

Com a inovação no formato dos playoffs, a Red enfrentou desafios ao cair a chave inferior. Mas, desafiando todas as expectativas, a Red trilhou uma jornada épica, derrotando seus adversários e se tornando tricampeã nacional de CBLOL.

Este efeito hitórico marcou a primeira vez que uma equipe conquistou dois títulos consecutivos no CBLOL em anos distintos. Provando assim que a Red Canids Kalunga tem muito mais a mostrar no mundo do League of Legends.

Principais Títulos

CBLOL 2017 (Primeiro split)

Rift Rivals 2017 (LLN-CLS-CBLOL)

CBLOL 2021 (Segundo split)

CBLOL 2022 (Primeiro split)