A autora e educadora Mafuane Oliveira lança no próximo dia 4 de setembro o livro “Cinderela no Rio“. O livro infantil conta com ilustrações da premiada artista Taisa Borges. “Cinderela no Rio” traz a clássica história da Gata Borralheira, sob a perspectiva da tradição oral afro-brasileira e das comunidades ribeirinhas.

O lançamento acontece no dia 4 de setembro, na Biblioteca Mário de Andrade, com direito a sessão de autógrafos e contação de histórias. Além disso, haverá uma roda de conversa entre Mafuane Oliveira e Bel Santos Mayer (educadora social e ativista), mediada por Bianca Santana.

Além disso, o evento também marca a estreia do “Selo Chaveiroeiro”, que foi contemplado pelo Edital ProAC 2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Mafuane Oliveira se descreve como uma eterna aprendiz da contação de histórias. As ilustrações de Taisa Oliveira são belíssimas e transmitem bem as características das personagens que a autora construiu. Dessa forma, são histórias que traduzem o melhor da nossa cultura, assim como das mulheres brasileiras, que também são Cinderelas.

Cinderela do Rio

Ilustração do Livro | Taisa Borges

Mafuane escreveu “Cinderela do Rio” após a pesquisa de tradição oral da professora Dra. Edil Silva Costa da Universidade de Estado da Bahia (UNEB). A pesquisa reuniu histórias populares de Cinderela entre mulheres da Bahia, assim como outras referências pessoais. Somada a pesquisa, Mafuane retomou anos de encantamento ouvindo as histórias de sua avó baiana, Judite Maria de Jesus. 

“É interessante eu poder recontar essas histórias, sendo também de uma família de mulheres baianas, um clã de trabalhadoras domésticas, rurais, lavadeiras e cozinheiras que superaram abusos e se reinventaram de inúmeras formas para dar uma vida digna e encantada às suas filhas e filhos. Quando falamos sobre a ‘cultura popular brasileira’, não podemos esquecer que grande parte dela é originada das culturas indígenas e africanas”, afirma a autora.

Cada comadre tinha uma filha e, como era costume daquele lugar, as duas se chamavam Maria.

Tinha a Maria da comadre pobre e a Maria da comadre rica.

A filha da comadre pobre era miudinha e todo mundo a chamava de Mariazinha.

Trecho de Cinderela do Rio

Sobre a autora

Crédito: Divulgação

Mafuane Oliveira é escritora, educadora e contadora de histórias. Atualmente é mestranda no Instituto de Artes da UNESP. É criadora do Chaveiroeiro, um projeto de narração de histórias e formação de professores voltado à pesquisa e difusão de narrativas tradicionais africanas e afro-luso-ameríndias, assim como curadoria literária. Além disso, é apresentadora do programa Contos Rá Tim Bum e coautora do livro Mesma Nova História (finalista do Jabuti em 2022).

Para conhecer mais sobre o trabalho de Mafuane Oliveira, acesse o link.

Mais informações: Lançamento de Cinderela do Rio

Data: 4 de setembro de 2024

Local: Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: Rua da Consolação, 94, São Paulo (SP)

Horário: 19h