O New York Times elegeu “Rental House”, um dos melhores livros de 2024. Esse é o trabalho mais recente da autora Weike Wang. Entre as obras da autora, apenas “Joan vai Bem” (2023) está à venda em português. Apesar disso, Weike Wang vem despertando cada vez mais curiosidade do público brasileiro. 

Weike Wang nasceu em Nanjing, China, mas cresceu na Austrália, Canadá e Estados Unidos. Ela se formou em Química na Universidade Harvard, onde também fez doutorado em Saúde Pública. Ela estreou como escritora com o romance “Chemistry” que venceu o PEN/Hemingway Award em 2018. 

Além disso, ela já foi homenageada com o prêmio “5 Under 35” da National Book Foundation, tendo também seu trabalho publicado na revista The New Yorker. Atualmente, a escritora vive na cidade de Nova York.

Em seus livros, a escritora sempre aborda a realidade de imigrantes vivendo nos EUA, assim como os desafios das mulheres no mundo moderno. Portanto, aqui estão detalhes de duas obras de Weike Wang: “Joan vai Bem” e “Rental House” para quem quer conhecer mais sobre o trabalho da autora.

“Joan vai Bem” (2023)

Um livro descrito como sensível, divertido e perspicaz, aborda temas atuais como maternidade, relações familiares, pertencimento e luto. Narra a história de Joan, uma mulher de 36 anos que é uma médica bem-sucedida que trabalha em um hospital em Nova York. Introvertida e inteligente, ela enfrenta problemas para se relacionar, sendo muito preocupada com a carreira.

Desse modo, Joan deixa a vida pessoal totalmente em segundo plano, e, além disso, se sente totalmente perdida entre sua tradição familiar chinesa e seu estilo de vida norte-americano. No entanto, a morte repentina de seu pai e todas as mudanças causadas por esse fato obrigam Joan a repensar sua vida e seu futuro. O livro está disponível em português na Amazon.

“Rental House” (2024)

“O casamento sobrevive às férias com os sogros?” Essa é a pergunta que define bem o livro “Rental House”. O casal Keru e Nate convida suas respectivas famílias para passar as férias em uma casa de praia e posteriormente em um bangalô, no cenário paradisíaco do interior do estado de Nova York.

Os pais de Keru são chineses e rigorosos, exigindo a perfeição. Já os pais de Nate são da classe trabalhadora e da zona rural, com grande desconfiança sobre a “esposa estrangeira” do filho. Ao se encontrarem nas férias, os conflitos são inevitáveis. E isso dá início a uma série de questionamentos: “o que fazer quando seu cônjuge e sua família de origem entram em conflito”.

Com uma linguagem irônica e uma narrativa divertida, “Rental House” aborda choque cultural, problemas familiares e superação de problemas de uma forma que vai entreter o leitor do início ao fim.