Neste intrigante suspense nacional, intitulado “Estrada dos Refúgios” e publicado pela Qualis Editora, a autora Bettina Winkler destaca a força e influência da cultura nordestina, especialmente da Bahia.

Na trama, Bárbara, aos 12 anos, vinga o assassinato da mãe pelo pai, sendo acolhida por Bernard, ex-serial killer. Juntos, formam uma nova família em “Estrada dos Refúgios”, Bahia. Um incidente com suas irmãs coloca em risco o disfarce de Bernard, gerando suspeitas na comunidade. Malvistos, Bárbara está decidida a proteger os seus, compartilhando com o pai adotivo a habilidade de esconder a verdade.

Bettina, ao apresentar elementos como a pracinha de chão de pedra, os caminhos de terra batida e até mesmo as jaquetas verde-cana usadas por mototaxistas, não apenas proporciona uma atmosfera única, mas também desafia a tradicional preferência por cenários estrangeiros em obras de suspense.

Ao lançar “Estrada dos Refúgios”, Bettina Winkler não apenas cria um suspense cativante, mas também contribui para a diversidade e inclusão na literatura nacional, proporcionando aos leitores uma obra que ressoa com suas próprias experiências e identidades. Sua narrativa revela a riqueza cultural da Bahia, oferecendo uma alternativa enriquecedora às obras do gênero que muitas vezes negligenciam a identidade brasileira.

Sendo assim, a autora se propõe a preencher uma lacuna crucial na representatividade, especialmente para os adolescentes, oferecendo uma narrativa que vai além do entretenimento, abordando dúvidas, incertezas e inseguranças comuns nessa fase da vida.

Sobre a obra “Estrada dos refúgios”:

livro Estrada dos refúgios
Divulgação/Qualis Editora

Aos 12 anos, Bárbara Silveira testemunhou o brutal assassinato de sua mãe pelo próprio pai. Determinada a fazer justiça, ela planejou e executou a vingança meses depois. No entanto, ao compreender a gravidade de seus atos, Bárbara entrou em desespero. Foi nesse momento que um ex-serial killer britânico e misterioso acolheu a menina, auxiliando-a a recomeçar a vida.

Juntos, Bárbara, Bernard Gastrell (o ex-serial killer), e suas irmãs adotivas Karma e Ira formaram uma nova família em “Estrada dos Refúgios”, uma cidade tranquila no interior da Bahia. Anos depois, um incidente envolvendo as três irmãs resultou na morte de Maurício Costa, ameaçando o disfarce de Bernard, conhecido como o justiceiro. Ele precisou livrar-se do corpo para proteger as filhas, desencadeando uma série de desaparecimentos e mortes que levantaram suspeitas até mesmo entre os Gastrell.

A questão que persiste é se eles estão verdadeiramente envolvidos nos assassinatos. Apesar de serem malvistos pela comunidade local, Bárbara está determinada a proteger os seus, mesmo que isso implique em mentir e omitir informações. Afinal, essa habilidade de esconder a verdade é algo que ela compartilha com seu pai adotivo.

Ela se abaixou e virou o corpo inerte com dificuldade, soltando a respiração pela boca. Das costas do homem se projetava o enorme pedaço de vidro que, há alguns minutos, estava na mão da sua irmã. Ira se aproximou e falou em voz alta, em um tom mais infantil que o seu habitual:
— Ele tá morto.

Estrada dos Refúgios, pg. 20.

Sobre a autora:

autora de Estrada dos refúgios
Divulgação/Qualis Editora

Bettina Winkler é baiana e produz conteúdo sobre escrita criativa e literatura. É roteirista, tradutora, preparadora de textos e autora independente de livros como Transmorfo e outros contos publicados na Amazon. Participou, também, da antologia Illuminare e da coletânea Crônicas Soteropolitanas. Além disso, ela possui formação em Gestão de Turismo e é pós-graduada em Tradução de Inglês.