Conheça Isaiah Bradley o super soldado esquecido pelo governo americano, que lutou na Segunda Guerra Mundial, depois acabou acusado de traição e condenado a prisão perpétua.

Afinal, quem foi o primeiro Capitão América, e por que o mundo nunca ouviu falar dele? Isaiah Bradley surgiu na Marvel Comics em 2003, na HQ “Truth, Red, White and Black“, em português, “Verdade, Vermelho, Branco e Negro”. Bradley faz parte dos 300 soldados afro-americanos sujeitos a testes sem consentimento, para a criação de um novo soro de supersoldados.

 Isaiah Bradley surgiu na Marvel em 2003, na HQ "Truth: Red, White and Black", em português, "Verdade: Vermelho, Branco e Negro
Truth – Red, White & Black (2023)

Os soldados participaram do projeto Renascimento, e tiveram algumas sequelas do soro, a maioria acabou morrendo em decorrência dos testes. Outros acabavam entrando em combustão e para esconder as atrocidades que aconteciam enviavam cartas para as famílias, onde diziam que os solados morreram em combate. É assim que conhecemos Isaiah Bradley dentro os 300 soldados, ele foi um dos 5 que sobreviveram aos testes.

Capitão América: Conheça a história de Isaiah Bradley

Nascido, no Queens, em 1920, Isaiah era de uma família afroamericana, e cresceu em meio as dificuldades e preconceito perante a população negra. Mas, mesmo assim, no caminho ele encontra Faith, com quem se casa em 1940. Já em fevereiro de 1942, Isaiah se alistou no Exército dos Estados Unidos, após o ataque a Pearl Harbor, sendo obrigado a deixar Faith, grávida da filha do casal, Sarah Gail Bradley.

Os soldados sobreviventes do projeto Renascimento são enviados para a Europa para lutar contra os alemães. Durante o ataque os outros supersoldados acabaram morrendo e o único sobrevivente foi Isaiah Bradley. Portanto, Bradley surpreendeu a todos resgatando companheiros, e outros 26 prisioneiros de guerra de trás das linhas inimigas.

No entanto, receosos das ramificações de um super-soldado negro, alguns integrantes do governo tentaram apagar a história de Isaiah da história. Sua família recebeu um atestado de óbito falsificado, assim durante anos, a história de bravura do primeiro super-soldado ficou encoberta.

Enquanto, Bradley é enviado novamente para interceptar um caminhão com o projeto de supersoro alemão, nesse momento há uma notícia de que um exército de supersoldados seria liderado por Steven Rogers.

Quando Isaiah percebe que nunca receberia o reconhecimento, além de ser enviado para uma missão suicida. Assim, ele pega o uniforme do Capitão América e um escudo e vai em busca dos alemães.

Infelizmente, após derrotar os soldados nazistas, o herói acaba preso, e de volta ao próprio, país, sofre a corte marcial e em 1943, sentenciado à prisão perpétua na solitária. 

Falcão e Soldado Invernal

É exatamente, deste ponto, que Falcão e Soldado Invernal apresenta Isaiah Bradley, a primeira aparição do personagem em vídeo. Isaiah surge quando Sam se encontra em conflito entre assumir o manto do Capitão América, principalmente por ser um homem negro. Nesse momento, Bucky leva Sam para conhecer um companheiro da guerra da Coreia em 1951, e assim o público tem o primeiro vislumbre em Isaiah.

Um senhor, que apesar de sobreviver e ganhar várias habilidades especiais, virando um símbolo de luta e de resistência para sua comunidade, jamais teve reconhecimento, e carrega muita raiva do governo e do sistema.

Sam e Isaiah - Falcão e Soldado Invernal
Conheça Isaiah Bradley

Atualmente, o primeiro supersoldado, sofre com os efeitos do experimento, sua memória sofre com uma espécie de demência, isso resultado de tudo que passou durante o tempo na prisão.

Isaiah ficou preso por 17 anos, em solitária. Ele só saiu da cadeia porque sua esposa, Faith, escreveu cartas ao Presidente Dwight D. Eisenhower por três anos, e acaba finalmente solto no dia de posse de John F. Kennedy.

Infelizmente, com a liberdade feio o esquecimento, o governo americano enterrou a história do supersoldado negro, que derrotou nazistas e é inspiração para a comunidade negra.

Em Falcão e Soldado Invernal, Sam leva Isaiah para visitar o museu, do Capitão América e lá, ele vê uma homenagem a seus feitos durante a guerra contra o nazista.

Isaiah visita museu com Sam
Falcão e Soldado Invernal

Representativa e realidade

Apesar do apagamento da história de Isaiah, pelo governo americano, o herói teve reconhecimento entre ativistas como Malcolm X, Angela Davis, Nelson Mandela, Alex Haley e Colin Powell. As figuras visitaram em segredo o “Capitão América Negro”, que passou a viver praticamente no anonimato ao lado de sua esposa Faith. Ele se tornou inspiração para figuras como Luke Cage, Falcão, Espectro e Golias, e recebeu reverência por eles no casamento da Tempestade com o Pantera Negra.

Outro ponto importante é que a criação do personagem, Isaiah Bradley teve como inspiração um terrível caso real da história americana. Em 1932, o Serviço de Saúde Pública e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA firmaram parceria com o Instituto Tuskegee, uma universidade predominantemente negra, para testar os efeitos prolongados da sífilis em homens negros. O total de 600 pessoas foram selecionadas para o Estudo de Tuskegee. E 399 infectadas sem saber pela sífilis, com 201 homens não infectados servindo como grupo-controle.

Conclusão

Os fãs ainda vão ver mais sobre Isaiah Bradley no novo filme, Capitão América 4, como podemos ver no trailer. O personagem que a princípio surgiu em um quadrinho criado como parte não canônica, do universo, Marvel, hoje ganha mais espaço. Por fim, Isaiah Bradley, primeiro Capitão América negro, pode ser visto na 1ª temporada de Falcão e o Soldado Invernal, pela Disney +.