O universo digital evoluiu muito na última década, e grande parte dessa evolução veio com as redes sociais. Essa mudança gerou novas profissões, e a que mais encanta os jovens é a profissão de Streamer.

O Streamer faz transmissões em live streaming, ou seja, ele transmite o conteúdo que quer para outras pessoas assistirem. Existem várias plataformas que são utilizadas para a transmissão, YouTube, Twitch e Facebook Gaming são as mais conhecidas.

E apesar do que muitos pensam, Streamer não é somente para jogos, na verdade qualquer transmissão ao vivo via live streaming pode se utilizar do termo. Entretanto, é nos jogos que a profissão tem mais apelo e notoriedade. Várias empresas investem em Streamers, ou criam seus próprios canais. É o caso do Banco do Brasil, que investiu em seu próprio grupo, o Squad BB. Em novembro de 2021, foram anunciados os novos profissionais que fariam parte do grupo do Banco. Foi feito uma competição chamada Stream Battle BB, um concurso de caça-talentos, com o intuito de reconhecer, revelar e premiar novos players para se juntarem ao Squad BB. E um dos vencedores é de Minas Gerais, Leonardo MarottaH tem 26 anos é de Belo Horizonte. Ele começou a fazer lives a pouco tempo, mas já é um fenômeno no Competitivo de Valorant.

Conheça Leonardo “MarottaH”

Em entrevista ao Portal, Leonardo revela que seu primeiro contato com o mundo dos games começou ainda cedo, na casa de familiares e amigos, e claro, nas Lan houses. “Lembro de mim muito novo vendo o pessoal jogando “Super Mario” no Super Nintendo e graças a essa lan house que tinha na minha cidadezinha, tive contado com todos os clássicos como Master System, Sega Saturno, Gamecube e muito mais, mas geralmente era mais espectador do que jogador.” Atualmente “Marottah” vive no mundo dos Pc’s, em jogos como CS e MMos RPGs.

O Streaming, apesar de ser bem democrático, a pessoa pode abrir live de qualquer lugar do planeta. Para isso basta ter um equipamento e uma rede de internet, não reflete bem isso quando o assunto é sucesso. Vários dos grandes Streamers brasileiros são do eixo RJ-SP. Alguns acabam tendo que se mudar para lá quando o alcançam mais visibilidade, afinal de contas, é onde as marcas estão. Ao ser questionado sobre essa centralização das atenções em SP e Rio, Leonardo diz que as coisas estão mudando. “Tenho percebido uma democratização maior na internet, MG mesmo tem sido berço de uma grande leva de influencers como Calango, Canal NerdShow e por aí vai…Quanto mais pessoas diferentes tivermos, maior a diversidade de conteúdo e de público”

marottah streamer bb
Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista ao Portal durante a seletiva do Squad BB, um dos maiores streamers brasileiro, Alexandre “Gaulês”, falou sobre como ele enxerga a profissão: “Essa é a profissão do futuro, na época de nossos pais e avós. Eles não sonhavam em serem jogadores de futebol como a nossa geração queria à época, e agora, ser streamer ou jogador de e-sports é a profissão sonhada pelos jovens para construírem sua própria carreira no mundo dos games e claro, do streaming”.

Futuro e Carreira no Streaming

Para Leonardo, o objetivo na carreira é bem parecido com o objetivo dos jovens que queriam ser jogadores de futebol, dar uma vida melhor a família. Vindo de um berço humilde, ele agora quer investir mais ainda em seu sonho e ajudar outras pessoas a sonharem também. “A minha ideia como “influência” é trazer um ambiente de conversa, de ajuda. Meu foco sempre foi ser companhia para pessoas que me acham, assim como elas sempre foram para mim… A internet é uma ponte que encurta distâncias. Eu acho que dá pra fazer a diferença na vida de uma pessoa com coisas simples como um “como você está?”. Me conta o que você tá passando, bora trocar uma ideia”. E claro, quero continuar com trabalhos sociais e trazendo bastante música pra galera, pois na minha opinião, tanto a música quanto fazer o bem, pode nos transformar como ser humanos.”

De fato, a profissão de Streamer pode render bastante dinheiro. Em vazamento em 2021 a respeito de quanto ganhavam os maiores streamers da Twitch, a cifra chegava em US$22 milhões de dólares. Para Leonardo, investir na área ajudou ele a crescer. “Desde muito novo tive muita vontade de fazer algo relacionado ao mundo digital, mas nunca consegui me dedicar 100% a isso. Trabalhei bastante, estudei bastante até conseguir começar a investir nisso e por coincidência apareceu o Streambattle na minha vida. E posso dizer que foi um dos primeiros grandes marcos da minha carreira”

O Stream Battle teve sua primeira edição em 2021, porém ainda não existem informações a respeito de sua segunda edição. Para quem quiser conhecer o canal do Leonardo MarottaH, basta clicar aqui.