Os fãs da série de jogos de Mortal Kombat já devem estar familiarizados com isso, entretanto, para aqueles que não jogaram muito ou não conhecem, essa mecânica pode aparecer como uma surpresa, o “Motor Kombat”.

A fim de quebrar um pouco o gelo em seus jogos, o Mortal Kombat (Combate Mortal), por vezes, coloca algum modo de jogo mais descontraído e humorado no game, divergindo de sua principal proposta. Um desses modos, que surgiu no game Mortal Kombat: Armageddon, é o modo de corrida, “Motor Kombat“.

Foto: Reprodução / Motor Kombat (Tela de carregamento) – Mortal Kombat: Armageddon

MORTAL KOMBAT ARMAGEDDON

Primeiramente, é importante lembrar que “Armageddon” foi o último título da saga antes dela passar a ser desenvolvida pela NetherRealm Studios. Armageddon foi desenvolvido e publicado pela Midways Games Inc. A versão para Nintendo Wii foi desenvolvida e publicada, respectivamente, pela Just Games Interactive e Warner Bros games.

Mortal Kombat: Armageddon (Combate Mortal: Armagedom) se tornou um marco na história da saga. Pois acabou se tornando o ponto inicial, ou final, para o que viria a se tornar o reboot da série.

Com o passar dos anos, os jogos de MK foram tendo seus altos e baixos, mas em se tratando da história, muita coisa já estava confusa e bagunçada. Desse modo, o Armagedom chegou para “encerrar” um ciclo dentro da saga. A partir de Mortal Kombat 9 (Mortal Kombat (2011), eles “reiniciaram” a história, reescreveram e alteraram alguns personagens, assim como adicionaram momentos e intrigas. Tudo isso em prol de um futuro melhor para a franquia.

Entretanto, Armageddon ainda manteve alguns pontos que são “inalteráveis” na saga como um todo. Um desses pontos foi a presença de um modo de jogo com tom mais humorístico do que violento. Em Armageddon, um desses modos foi apelidado de “Motor Kombat“.

MOTOR KOMBAT

Em resumo, é um modo totalmente inspirado nos jogos de corrida como “Mario Kart”. Mas ao invés dos personagens da Nintendo, você usa os próprios personagens da saga Mortal Kombat. Funciona quase da mesma forma como outros jogos de corrida, uma vez que escolhemos nosso personagem e na pista há boosts de velocidade, moedas e estrelas de uso de habilidades.

Ao mesmo tempo, eles fizeram toda a temática envolta em Mortal Kombat, então não há muita variação de poderes, por exemplo. Cada personagem possui apenas uma habilidade, que condiz com a habilidade dele no jogo padrão. E para poder usar a habilidade, é necessário pegar umas das estrelas de habilidade presentes na pista.

Da mesma forma, os mapas são inspirados no próprio jogo, mas, obviamente, alterados para caber em uma pista de corrida. Como não podia faltar o fator Mortal Kombat, as pistas possuem armadilhas e obstáculos, que podem causar “fatality“. Mesmo os personagens estando em uma versão mais “fofinha”, lembrando os bonecos Chibi, ao cair nessas armadilhas ou se chocar contra a parede, o sangue explode como um tomate espremido. Misturando muito bem os elementos principais com o mais brincalhão do modo.

Essa aparência alterada e “super deformada” dos personagens, eles introduziram primeiro no modo “Puzzle Combate” presente em Mortal Kombat: Deception.

Foto: Reprodução / Motor Kombat – Mortal Kombat: Armageddon

MAPAS, PERSONAGENS E HABILIDADES

Como dito antes, cada personagem possui o seu próprio poder de habilidade e seu próprio carro. Dessa forma, permitindo ao jogador seguir jogando com o seu personagem favorito. Os personagens e suas habilidades eram as seguintes:

  • Scorpion – Lança
  • Sub-Zero – Bola de Gelo
  • Jax Briggs – Pancada Terrestre
  • Kitana – Escudo
  • Mileena – Impulso especial
  • Raiden – Escudo de Raios
  • Bo’Rai Cho – Vômito
  • Cyrax – Bomba
  • Baraka – Faísca Dupla
  • Johnny Cage – Goma Verde

Os jogadores também podiam usar uma espécie de “impulso lateral” que empurrava os carros ao lado para longe, forçando-os a cair para fora do mapa ou ser atingido por armadilhas.

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A Midway Games inseriu 5 mapas diferentes no modo de jogo:

  • Cervejaria do Bo’Rai Cho
  • Pista do Lin Kuei
  • A Pirâmide Perdida
  • A Floresta de Botan
  • A Refinaria do Mundo exterior
Foto: Reprodução / Motor Kombat – Mortal Kombat: Armageddon

CURIOSIDADES

Jogadores descobriram também que, Sektor, foi considerado para ser um dos personagens de Motor Kombat, pois jogadores encontraram na Krypta (Local do jogo onde se podia usar moedas para desbloquear novos personagens) artes do que seria seu veículo no modo de jogo.

Da mesma forma, Reptile pode ser visto como personagem desbloqueável para o modo, embora não possa ser adquirido. Assim como um jogador, ao hackear os arquivos do jogo, encontrou o modelo de personagem de Meat para o modo, mas seu veículo nunca ficou pronto, e, portanto, ele não foi lançado.

Outro detalhe escondido é que, ao pular em rampas, o personagem de Bo’ Rai Cho, ocasionalmente, irá soltar um pum ao pousar novamente.

OBSERVAÇÕES FINAIS

A saga de MK, por vezes, criou esses modos de jogo mais divertidos ou “bizarro” em seus jogos, semelhantemente ao modo Motor Kombat. Só para exemplificar, existem os modos “Konquest” – presente em Armageddon e Deception. Chess Kombat, Puzzle Kombat ou até Test Your Luck. Cada um desses modos, de alguma forma, diversificava a dinâmica de gameplay dos jogos em que estavam presentes.

Por ser algo tão “destoante” do Mortal Kombat padrão, muitos jogadores sempre gostaram desses modos, será que a NetherRealm ainda trará mais modos como esses em atualizações ou futuros títulos da saga? Seria algo muito interessante de ver o que mais eles poderiam inventar com esse universo.

Por fim, para quem quiser experimentar, o modo Motor Kombat chegou a possuir modo multijogador online na época, mas para quem ainda possui o jogo hoje, há o modo multijogador local, para até 4 jogadores, exceto no PlayStation 2 que limitava a dois jogadores locais.

Mortal Kombat: Armageddon foi disponível para Xbox, PlayStation 2 e Wii.