A escritora best-seller Elizabeth Gilbert, autora do aclamado “Comer, rezar, amar”, narra como enfrentou a doença de sua companheira Rayya Elias em “Todo o caminho até o rio”. A obra narra todo o relacionamento entre as duas, até o momento em que Rayya descobre a doença. Elas passam a chamar a morte, que é iminente, de “o rio”. Gilbert permanece ao lado dela, enfrentando “todo o caminho”, até o fim.

Dessa forma, a autora narra todo o lado sombrio dessa relação, assim como suas vulnerabilidades profundas. Levou muito tempo até que Elizabeth superasse essa turbulência emocional e retornasse a um caminho saudável. Rayya Elias morreu aos 57 anos, após uma longa luta contra um câncer no pâncreas e no fígado.

Elizaeth Gilbert nasceu em Connecticut, nos Estados Unidos. Foi finalista do National Book Award, do National Book Critics Circle Award e do PEN/Hemingway Award. Começou sua carreira como jornalista, mas se destacou no meio literário, sendo autora de vários livros. Alcançou reconhecimento internacional com “Comer, rezar e amar” de 2006. Também é autora de “Comprometida” (2010) e “Grande magia” (2015).