A Faro Editorial anuncia o lançamento de mais uma obra da renomada escritora Ruth Guimarães: Contos de Encantamento. O livro traz fábulas que exploram os encantos e milagres do imaginário popular brasileiro, fortalecendo ainda mais o legado de uma das maiores autoras negras do país.

Ruth coletou os contos diretamente da tradição oral dos povos do Vale do Paraíba, região que abrange Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Então, entre 1942 e 1944, a autora aprendeu técnicas de coleta folclórica com Mário de Andrade, influência que permeia sua escrita.

Sobre a trama

Créditos | Amazon

A literatura de Ruth Guimarães transita entre a modernidade, a pesquisa da cultura popular e a tradução de clássicos. Diante disso, Contos de Encantamento reflete essa versatilidade ao reunir narrativas mitopoéticas e mitológicas de diferentes tradições culturais, construídas ao longo dos séculos.

Com estudos interpretativos, esses contos oferecem novas perspectivas sobre a existência e a convivência. Nesse sentido, em tempos de ritmo acelerado e fragmentação, essas histórias resgatam a sabedoria simbólica e ancestral, essencial para os dias de hoje.

O autor, educador e escritor, Severino Antônio destaca: “No século XXI, vertiginoso e repleto de perdas de sentido, precisamos desses encantamentos, de sua sabedoria simbólica e prática. Precisamos de sua poética ancestral, novamente acabada de nascer.”

Sobre a autora de Contos de Encantamento

Créditos: Terra | Arquivo pessoal

Antes de tudo, Ruth Guimarães foi escritora, tradutora e folclorista. Assim, durante toda a vida, recolheu histórias diretamente da fonte: a oralidade popular. Seu trabalho revela a riqueza dos mitos e contos passados de geração em geração. Após sua morte, em 2014, seus filhos organizaram seus escritos inéditos, dando continuidade à sua obra.

Integrante da Academia Paulista de Letras, cultivou amizades com grandes nomes da literatura, como Érico Veríssimo, que se tornou um de seus principais entusiastas, Guimarães Rosa e Luís da Câmara Cascudo. Seu primeiro romance, Água Funda, lançado em 1946, conquistou aclamação crítica e consolidou sua relevância na literatura brasileira.

Com uma produção literária rica e diversificada, Ruth deixou um importante legado na pesquisa da cultura popular e do folclore. Sua contribuição também se estendeu à tradução e à crítica literária, garantindo-lhe um lugar de destaque entre os grandes intelectuais do Brasil. A nova obra se soma à coleção que já conta com Contos Negros, Contos Índios e Contos do Céu e da Terra.

Créditos: Amazon

Por fim, a Faro Editorial reafirma seu compromisso em preservar e difundir a obra de Ruth Guimarães, uma escritora essencial para a literatura brasileira. Inspirando novas gerações a valorizar a riqueza da tradição oral e a força das narrativas populares.