Estrelado por Jeffrey Wright, Ficção Americana (American Fiction) levou para a casa a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado. O filme, que tem feito sucesso desde o seu lançamento, é baseado no romance “Erasure”, de Percival Everett

O filme gira em torno de Thelonious “Monk” Ellison (Jeffrey Wright), um escritor negro que está estressado com a rejeição das editoras com seus últimos manuscritos. Para seu agente, Arthur (John Ortiz), o mercado não considera o seu trabalho bom o suficiente (ou “negro o suficiente”) para ser publicado. 

No entanto, o livro de Sinatra Golden (Issa Rae), “We’s Lives in Da Ghetto”, chega na lista dos mais vendidos, o que acaba deixando Thelonious frustrado com o mercado. Então, ele decide escrever um romance satírico sob pseudônimo  na intenção de expor a hipocrisia do mundo editorial. 

Em entrevista, Cord Jefferson, que escreveu e dirigiu o filme, falou sobre a importância da diversidade no cinema. “As pessoas presumem que diversidade significa uma coisa, e que se você tem um negro na sala, isso te dá toda a experiência negra. E para mim, é importante reconhecer que não existe… nenhuma pessoa negra contém a totalidade da experiência negra”.

Além disso, para Cord Jefferson, todos que trabalharam no projeto estavam muito apaixonados pela história. “Ninguém estava lá pelo dinheiro porque não tínhamos dinheiro. Então as pessoas estavam lá porque acreditavam nisso. E então, estar aqui agora e receber isso [o oscar] – esse tipo de resposta é – é, sim, parece incrivelmente surreal.”

Cord Jefferson
Cena de Ficção Americana. | Reprodução: