A Chave do Problema é um longa de ação com suspense com vários problemas. Esses problemas são uma verdadeira teia de aranha, ao qual uma questão leva a várias outras. E mesmo assim, ele não consegue responder todas vertentes deixada ao longo da produção (ou pelo menos algumas).

O filme aborda a vida de Miller Graham, um ladrão em liberdade que busca se conectar com a sua filha e deixar de lado o desastre do seu roubo. No entanto, devido as suas habilidades de chaveiro, ele se vê na obrigação de ajudar a irmã de seu amigo, que morreu na noite do assalto.

Roteiro

A chave do problema centra na noite do assalto, ao qual um policial sabota Miller e acaba o predendo. Porém, nesse assalto, seu amigo e parceiro Kevin, acaba morrendo nas mãos do oficial. Logo de ínicio notamos que o roteiro do filme irá focar na corrupção dentro das autoridades. Essa primeira percepção dá a sensação que o filme será mais um roteiro comum entre todos os outros de polícia e mocinho. Mas ao decorrer, ele apresenta novos problemas e soluções que precisam ser concluídas.

A segunda problemática é reassocialização de um ex-detento, que muitas vezes é ignorado pela sociedade. Mas nesse caso, Miller consegue ter uma base forte, que o ajuda a voltar aos eixos. Mas isso não dura muito tempo, pois voltamos a temática da corrupção policial. O longa foca, pelo menos no começo, em sabotar o mocinho para a promoção vilão, mas essa ponta se perde com a chegada de novos problemas. Então, o foco que antes parecia ser comum e previsível se torna curioso.

A Chave do Problema
Reprodução

Ao decorrer do filme chegamos na questão principal, para ajudar a irmã do Kelvin, Miller rouba um magnata, que promove grandes eventos com prostitutas. Para salvá-la, Miller e April bolam um plano, que obviamente não dar certo. A partir daí o foco do filme está na April, que está dos dois lados, tanto da polícia quanto de Miller, pois ela só quer vigança contra aquele que contribuiu para a morte do seu irmão.

Ou seja, o que já estava óbvio, fica mais ainda. O filme não tem nada de inovador no seu roteiro. É algo que te prende, pois vale a pena a curisiodade do que vem a seguir, mas é um filme sem muita inovação ou algo maior por trás. Até o plot do filme é previsível.

Direção e elenco

A direção do filme é um problema positivo (haha). É notório o esforço do diretor Nicolas Harvard em deixar o filme com um suspense de tirar o fôlego, mas tem um grande problema nisso. O suspense não tira o seu fôlego, tira no máximo uma suspirada. Porém, precisamos sim destacar que a direção foi bem encaminhada, apesar da previsibilidade, o filme não deixa de ser ruim, e sua direção muito menos.

Outro ponto da direção está junto com o elenco, que há uma sinergia e uma boa instrução. Mas o destaque maior deixo com a atriz que interpreta a filha de Miller e sua ex-esposa, a pequena Lindsay. Ela conseguiu trazer toda a essência da sua personagem, em seu momento de desespero e tristeza por eventos tráumaticos conseguimos captar isso.

A Chave do Problema
Reprodução

Fotografia

A fotografia do filme também é um ponto positivo. Por ser um filme com ação, a fotografia consegue ter uma clariedade e ser bem objetiva. Além disso, em outras cenas, como as mais calmas ou de afeto também é bonita. A fotografia do filme com certeza é algo que te motiva a chegar até o filme, porque ela surpreende de forma agradável.

Vale a pena assistir “A Chave do Problema”?

Sim! O filme, apesar do seu roteiro previsível, ele ainda tem uma boa história, uma boa direção e uma boa fotografia, isso contribui para um experiência boa. É um ótimo filme para assistir em um domingo a tarde. É um suspense leve e uma ação interessante de acompanhar.

A Chave do Problema está disponível na Prime Video.