Há muitos filmes que abordam a relação pai e filha. Desde “Uma Lição de Amor” (2002) até “Aftersun” (2022), todos mostram como a nossa relação com os nossos pais ajudam a definir quem somos e qual caminho iremos seguir. Repleto de mistérios, ação e uma dose de romance, é exatamente essa premissa que “A Filha do Rei do Pântano” (2023) – “The Marsh King’s Daughter” – segue.
Baseado no best-seller homônimo de Karen Dionne, o longa acompanha Helena Pelletier (Daisy Ridley). Apesar de viver uma vida comum com o seu marido e filha, Helena guarda diversos segredos, entre eles quem são seus pais biológicos. No entanto, tudo muda quando Jacob Holbrook (Ben Mendelsohn), conhecido como Rei do Pântano, foge e vai atrás da filha.
Com isso, Helena é obrigada a revisitar traumas do passado. Afinal de contas, seu pai, aquele a quem a jovem costumava confiar cegamente, manteve ela e sua mãe em cativeiro em um pântano por 12 anos. Agora, com 30 anos, Helena deve enfrentar Holbrook a fim de defender aqueles que ama.
Roteiro e Fotografia
Dirigido por Neil Burger, responsável pelos sucessos “Divergente” (2014) e “O Ilusionista” (2006), “A Filha do Rei do Pântano” o deixa tenso do começo ao fim. Muita dessa tensão vem da atuação de Daisy Ridley (Star Wars: O Despertar da Força), que consegue passar de determinada para amorosa em segundos.
Além disso, Mark L. Smith, que coescreveu “O Regresso” (2016), é o roteirista do filme. Então o que não faltam são cenas que mostram a beleza e a selvageria do pântano, nos inserindo naquela realidade. Quanto à fotografia, é de tirar o fôlego e, às músicas, inebriantes.
Os diálogos, repletos de crenças e regras seguidas na natureza, deixam as emoções à flor da pele. Além disso, se você está acostumado com filmes de ação com cortes rápidos, tenha paciência, pois este não é o caso de “A Filha do Rei do Pântano”.
Não é um filme fácil de se assistir, principalmente para quem não está familiarizado com produções do gênero. Contudo, é uma experiência que deve ser vivida pelo menos uma vez. O elenco também conta com Garrett Hedlund (Tróia), Gil Birmingham (Crepúsculo) e Caren Pistorius (A Luz Entre Oceanos).
Por fim, o filme estreia dia 28 de setembro no Brasil e no dia 03 de novembro nos Estados Unidos.