A Luz do Demônio (Prey For The Devil) é o próximo grande lançamento de terror da Paris Filmes, maior distribuidora brasileira independente.

Eu acredito que algumas traduções de títulos de filmes para o português, não encaixa muito com o enredo que o filme apresenta. Esse filme é mais um que a tradução foi prejudicada. Ou seja, traduzindo literalmente o nome do filme para português brasileiro ficaria algo: “A presa do Demônio “. O que a meu ver, varia muito mais sentido que ” A Luz do Demônio “

História Principal

A igreja católica após muito casos de ” possessão demoníacas ” ela criar uma escola (Que no filme se passa em Washington), para estudar mais a fundo se realmente são possessão ou algum tipo de doença ou distúrbio. O filme se inicia mostrando uma garota em seu quarto que descobrimos que se chama Annie.

Rapidamente já somos apresentados a versão adulta da menina como freira e com um crachá escrito Ann (Em todo o filme ela só é chamada Annie em flash de quando ela é criança).

Ann (Jacqueline Byers) é uma freira/ Irmã, mas com muita bagagem.  Ela sofre uma tragédia na infância que ela carrega até sua vida adulta. Inclusive ela guarda um pedaço do trauma da infância em sua cabeceira.

Nessa escola as freiras/ Irmãs são como se fossem enfermeiras, onde passam por quarto e quarto olhando os ” Pacientes “, que estão ali para serem diagnosticados se tem alguma doença/distúrbio ou possessão. 

Como férias passam por uma hierarquia de sexualidade só mesmo os homens (Padres) podem ser ensinados a realizar um exorcismo. Ann tenta saber mais, participar das aulas, só que ela é lembrada que em toda igreja católica nunca uma freira (que são somente mulheres) realizaram um exorcismo.

Em sua rotina de visitar os pacientes, Ann tem um carinho especial por Natalie, uma criança que chegou recentemente. As duas se gostam e o carinho é mútuo.  Em uma de suas visitas, Natalie demonstrar alguns comportamentos estranhos. 

a luz do demônio
Lionsgate

A história se perde um pouco

E as câmeras de segurança das escolas filma e acreditam que Ann teve uma demonstração de uma pessoa que está em possessão. E nesse instante ela ganha autorização para ser a primeira feira a estudar exorcismo. 

Como ela está em uma escola, temos a Doutora Peters, que é a profissional que fala se a pessoa tem alguma doença que a ciência possa explicar.  Doutora Peters que é interpretada por Virginia Madsen. Ela sempre conversa com a irmã Ann onde somos apresentados ao trauma de infância da protagonista.

Temos um padre que de cara gosta de Ann. Padre Dante que é interpretado por Christian Navarro (O Tony de 13 Reasons Why da Netflix). Os 2 mantém uma amizade em que Dante e Ann tentam fazer o primeiro exorcismo sem autorização da igreja. Dessa forma, Ann sofre consequências por isso e volta para convento.

O filme tem uma revelação onde descobrimos que Ann é tem uma história com o demônio que possui Natalie e que ela é a única que pode ajudar a criança.

a luz do demônio
Foto: Lionsgate

Minhas Conclusões

O filme da entender que iremos ver uma mudança de sexismo muito forte na igreja, mas que é rapidamente jogado de lado.

A atriz que faz Ann em partes me convence do que está sentido, mas outras vezes não dá para entender. A personagem passa um ar de “Rebelde “, mas é só.

O padre Tony é um padre descolado que o roteiro não aprofunda ele é um ” Ajudante ” de Ann. Ou seja, Natile é a típica criança possuída, nada marcada.

Além disso, as cenas de suspenses são bem comuns, onde você já esperar que a queda certa cena o filme vai fazer um silêncio e de repente solta um barulho alto para dar o famoso ” susto “, em quem está assistindo o filme. O final eu não entendi o que eles quiseram fazer…. Mas parece tentar passar que ela seria como um Constantine.

Por fim, esse filme é somente para quem gosta de verdade do gênero e consegue ignorar certos erros.