A Memória do Cheiro das Coisas é um filme do diretor português António Ferreira. Protagonizado por José Martins, a história acompanha um ex-combatente que se muda para uma casa de repouso devido à saúde debilitada. A Muiraquitã Filmes exibiu o longa nos últimos dias na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o lança nos cinemas brasileiros em 30 de outubro.
O drama narra a trajetória de Arménio, um veterano da Guerra Colonial Portuguesa, que lida com traumas e questões de uma vida inteira. Ele carrega feridas da batalha em Angola, mas também da luta que trava todos os dias na sua cabeça. O racismo o acompanha como uma marca da sociedade que o formou.
Arménio vê como uma condenação chegar aos 80 anos e ser considerado inválido para cuidar de si mesmo. Logo ele, que conseguiu sair vivo de uma guerra. Dessa forma, ‘A Memória do Cheiro das Coisas’ provoca uma reflexão sobre temas como: etarismo, saúde mental e racismo.
O protagonista não se sente compreendido pela própria família e, ao mesmo tempo, não enxerga a fragilidade de sua vida. Por ser um sobrevivente, tem uma postura resistente e arredia. Sendo assim, ele se sente derrotado quando precisa ser cuidado por imigrantes ou negros e tenta lutar contra isso a todo custo.
LEIA TAMBÉM: Crítica | “O Retrato de Norah” e a busca pela liberdade artística
Vale a pena assistir ‘A Memória do Cheiro das Coisas’ ?
Com certeza, vale a pena assistir a esse filme. A expectativa de vida mundial vem crescendo bastante nos últimos anos e, portanto, o debate sobre a população idosa vem aumentando. Contudo, a narrativa não caminha na mesma direção de títulos como Meu Pai, de Florian Zeller; ou de O Último Azul, de Gabriel Mascaro.
O cenário principal de ‘A Memória do Cheiro das Coisas’ é a casa de repouso. Nela, o público consegue observar como a cabeça do personagem principal funciona e de que maneira aquele ambiente vai provocá-lo. Arménio luta até o último segundo para tomar conta de sua vida e essa é a maior mensagem do filme.
Os idosos tem vivências e uma construção social diferente de alguém desta geração. Sendo assim, é necessário ter um olhar mais empático para lidar com eles. Ainda que não devolvam esse cuidado com tanto carinho. Esta é uma produção que avalia o que significa envelhecer, resistir e lidar com as próprias fragilidades.
A Memória do Cheiro das Coisas estreia no Brasil em 30 de outubro de 2025.
Imagem de capa: Divulgação / Muiraquitã Filmes
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
