Abracadabra é um daqueles filmes que habitam o imaginário das pessoas, principalmente daqueles que assistiram ao primeiro filme na época, em 1993. Agora, após 29 anos, as irmãs Sandersons estão de volta.
O novo filme Abracadabra 2 remonta a história das irmãs Sandersons, e agora podemos ter um pouco mais de ideia a respeito do que as levaram a se tornaram bruxas. Voltamos a Salem de quase 300 anos atrás, onde Winifred, Sarah e Mary viviam em uma vila e eram perseguidas por serem diferentes. Tudo que levou a Winifred se tornar a bruxa mais poderosa de Salem.
A premissa da nova história permanece a mesma, uma pessoa virgem acender a vela da chama negra na noite de Halloween. Dessa vez é Becca quem acende a vela, no dia que coincide com o seu aniversário. Ao lado de sua amiga Izzy, ela acaba por acordar as irmãs Sandersons. Inclusive, é necessário contextualizar essa amizade. Becca, Izzy e Cassie vivem um atrito na amizade, e que eu acredito ser um ponto pouco explorado e ficou meio escanteado.
Na verdade, é preciso relatar aqui que o filme é um pouco mais corrido que o primeiro, mas ao mesmo tempo a história é menos complexa também, tendo um bom balanço entre roteiro e tempo de tela. A quem se lembrar do filme de 1993, a história segue um ritmo bem definido, as irmãs precisam encontrar crianças para sugar as suas almas para que possam viver eternamente. Novo filme elas precisam novamente dessa poção, porém, descobrem ter outra possibilidade, um feitiço poderoso e proibido (até para elas). O filme presta bastante homenagem ao original, seja resgatando imagens seja com easter eggs, é impossível não se emocionar.
Atuações em Abracadabra 2 foram incríveis
Falando de atuação, o trio original está impecável, Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy nasceram pra esse papel. Agora, é preciso dizer que a idade avançada condicionou a história a ter menos ação e ter mais diálogos. Mas independente disso, elas arrasaram reprisando seus papeis, com seus trejeitos, as manias e a interação entre si.
Entre as novas atrizes, Whitney Peak, que vive Becca tem uma atuação muito convincente e está muito à vontade, e Belissa Escobedo, que vivi Izzy é quem rouba a cena. Carismática e bem-humorada, ela atua bem como apoio de Becca. Infelizmente, Lilia Buckingham não consegue entregar uma atuação boa, parece deslocada e sem sal. Sam Richardson, como Gilbert é bem caricato, é um alívio cômico bem divertido. E não posso esquecer de dizer que o trio de crianças que interpretam as irmãs Sandersons de Salém foram excelentes nos papeis, ficaram bem fiéis.
Inclusive, o ponto alto do filme é o tom cômico, é um filme que faz rir e traz várias boas sacadas com atualidades. Brincam com o fato das irmãs Sandersons serem de outra época vivendo no mundo tecnológico. A parte musical do filme também é bem divertida, inclusive, a música principal foi muito bem escolhida, talvez não pegue como “I Put a Spell On You” mas cumpre o papel.
Por fim, Abracadabra 2 é um filme de streaming, e age como tal. Logo, ele não se propõe a ser melhor que o primeiro, na verdade ele tem uma função de dar um início e um fim digno ao trio de bruxas. Só senti falta de mais atores e atrizes do original.