“Acampamento Intergaláctico” é o primeiro filme do sucesso da internet Ronaldo Souza, criador do canal “Gato Intergaláctico”.
Ser crítico de cinema é um desafio, avaliar um filme pelo que ele é ou pelo que ele pretende ser é um campo complicado do trabalho. O que de fato faz um filme ser bom? Eu diria que isso vai depender de quem assiste o filme. Eu sou entusiasta do simplismo como forma básica de se comunicar, e eu poderia definir esse filme exatamente dessa forma. Simples, objetivo ao seu público, e quem sabe interessante para pessoas abertas a novas experiências.
Em Acampamento Intergaláctico acompanhamos Ronaldo e sua irmã, que viajam para Acampamento Intergaláctico para participarem de uma competição que revela grandes inventores. Chegando lá, desconfiam que um alienígena malvado esteja sabotando os seus planos. Agora viverão aventuras cheias de ciência, diversão e música para salvar o mundo.
O roteiro é ligeiro, cheio de sacadas atuais para o público jovem, recheado de easter eggs da cultura da internet, dancinhas dos aplicativos, ou seja, ele foi feito para conversar com esse público. E acaba conseguindo fazer isso bem, quando você compara o filme com os vídeos do canal de Ronaldo. Mas preciso dizer, faltou um pouco de capricho em algumas partes, talvez um olhar mais dedicado do diretor Fabrício Bittar. Algumas cenas os atores não pareciam muito bem o que fazer, como agir, ou o que falar. Mas, considerando o todo, isso acaba passando despercebido, e talvez o público alvo não perceba.
O próprio Ronaldo é o ator principal do filme, e junto a ele um elenco bem interessante. Marianna Santos, como Marina, irmã de Ronaldo. Além disso, alguns nomes mais conhecidos fazem parte do elenco, como Lucas Salles, que interpreta Arthur; Blota Filho, que vive o personagem Hélio. Por fim, alguns novos nomes aparecem, sendo eles, Pedro Miranda, como Thiago; Lili de Siqueira, como Nath; Carol Tavares, como Tati; Cláudia Okuno e Camila Tanaka, como As Divas; e Tulanih, como Flávia.
A história, inclusive, achei bem interessante no sentido de mostrar o que é ciência para as crianças. Apesar de não se aprofundar, isso pode com certeza mexer com a imaginação dos pequenos e gerar curiosidade em fazer experimentos, brincadeiras, e pesquisar mais sobre alguns assuntos. Preciso destacar que a primeira cena do filme, é mágica, me senti no Castelo Ra-Tim-Bum dos anos 90.
Sem querer fazer comparações, senti muito da TV Cultura nesse filme. Histórias simples para um público bem especifico, o infantil. Só que nesse caso aqui ainda existe um ponto que faz toda diferença. Ronaldo tem 15.4 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Por fim, preciso dizer que esse não é um filme para agradar os mais velhos, tem apelo com um publico muito especifico e que com certeza irão adorar. “Acampamento Intergaláctico” fala de ciência, amizade, perseverança, dancinhas na internet e muita diversão no estilo pastelão. As crianças irão dar muita risada e quem sabe até os papais e mamães possam dar boas doses de risada também.
Financiado pela Sofa Digital em parceria com a argentina Ledafilms, a produção é da Clube Filmes e a distribuição será feita pela Synapse e tem estreia marcada para 22 de setembro nos cinemas.