O fim de algo nunca é fácil. Seja o do café ou de uma série de filmes repleta de polêmicas, terminar algo leva tempo e cuidado. O quinto e último filme de After, dirigido por Castille Landon, parece tentar arrumar tudo o que os demais fizeram de errado.
Para quem não é familiarizado com a franquia, em After, acompanhamos Hardin (Hero Fiennes Tiffin) e Tessa (Josephine Langford), dois jovens que não tem nada em comum – exceto o amor pela literatura. Enquanto Hardin é o típico bad boy, Tessa tem a vida toda planejada. Em pouco tempo, os dois embarcam em um amor intenso e repleto de dependências.
Os filmes são baseados nos best-sellers da autora americana Anna Todd. O primeiro livro foi publicado em 2013 no Wattpad, como uma fanfic da banda One Direction. Além disso, o sucesso foi tanto que, em 2014, ele foi republicado pela editora e ganhou mais cinco livros, sendo a sexta publicação feita na visão de Hardin.
Amadurecimento dos Personagens
Ao longo dos quatro filmes, acompanhamos os altos e baixos da relação de Hardin e Tessa, assim como as tentativas de ambos de manter a relação. Contudo, no último filme da franquia, que se passa quase todo em Lisboa, Portugal, o nosso anti-herói Hardin tenta amadurecer e consertar as coisas ao fazer contato com o seu passado.
Assim, ele reencontra Natalie (Mimi Keene), um antigo caso que o ajuda a se perdoar e seguir em frente, porque todos ao redor do rapaz parecem ter feito o mesmo. Além disso, com muitas passagens sobre amor e esperança, o filme tenta mostrar o arrependimento de Hardin frente aos seus atos. Assim, ele passa de um personagem arrogante, imprevisível, mulherengo e agressivo, para alguém que, teoricamente, apenas quer merecer o amor.
Nos demais filmes, ele tenta encontrar essa redenção em Tessa, personagem que sempre encontra um modo de fechar os olhos e perdoar os erros do amado. Mas, agora, ele precisa encontrar o equilíbrio sozinho.
Redenção?
Com locações lindas, “After: Para Sempre” é um filme com uma dinâmica diferente dos outros. Apesar de ainda romantizar uma relação tóxica, a diretora encontra um jeito de consertar alguns dos erros dos últimos filmes. Assim, o longa foca mais na redenção do anti-herói do que no casal em si.
Repleto de atores conhecidos, o elenco também conta com Arielle Kebbel (The Vampire Diaries), Chance Perdomo (O Mundo Sombrio de Sabrina) e Stephen Moyer (True Blood). Benjamin Mascolo de “A Vida É Agora” também aparece no filme para agitar a história. Além disso, o que não faltam são piadas internas com o fato de After ter se originado a partir de uma fanfic.
Seja você fã ou hater da franquia, é um filme que irá te surpreender pelos caminhos que escolhe seguir. No fim, todos os personagens parecem encontrar paz e o seu “final feliz”. Afinal de contas, até onde você pode realmente perdoar uma pessoa? O amor realmente transforma?
“After: Para Sempre” estreia hoje, 13, nos cinemas de todo o Brasil.