Dirigida e roteirizada por Dennis Dugan, a comédia romântica Amor, Casamentos e Outros Desastres (Love, Weddings & Other Disasters) foi uma das novidades do mês de junho.

Sinopse
Na comédia romântica, um grupo de personagens busca o amor sincero e a felicidade. Jessie é contratada para organizar um casamento grandioso, e vê a chance de sua carreira, finalmente, decolar. Lawrence havia desistido do amor, mas seus amigos arrumam de ele se encontrar com Sara, uma mulher cega e bem espirituosa. Enquanto tentam resolver seus problemas amorosos, esses personagens e todos que os cercam, percebem que não existe o romance perfeito. 

Crítica
Amor, Casamentos e Outros Desastres soa como aquelas histórias de amor que, apesar dos percalços, atingem os seus “finais felizes”. Logo nos primeiros minutos da trama, o público é recepcionado por uma jovem cantora que se apresenta informalmente num parque de Boston. É interessante a participação da personagem que, infelizmente, tem maior relevância apenas no final. As músicas que por ela são cantaroladas parecem guiar os amores dos personagens – ora exaltando o amor, ora transmitindo as frustrações geradas por ele.

A protagonista, Jessie English (Maggie Grace), conhece bem essas decepções. Ela é uma organizadora de casamentos que viralizou na internet após ter destruído um. No contexto atual, lhe caberia o adjetivo “cancelada” em razão do acontecimento, afinal, pelos lugares que passa, é referenciada pelo apelido pejorativo. Embora desempenhe um trabalho satisfatório, ele sempre é questionado pela má fama da moça. Cabe a reflexão da autenticidade das críticas ou se elas são produtos de uma sociedade construída às bases de uma estrutura machista e patriarcal.

Crítica | Amor, Casamento e Outros Desastres: Quando todos os 'núcleos da  Novela da Globo' têm direito a uma comédia romântica
Lawrence Phillips e Jessie English. Reprodução: O Cinema É

Um dos críticos de English, é Lawrence Phillips (Jeremy Irons), que chegaa chama-la de “histérica”. Phillips é um famoso banqueteiro conhecido pelo perfeccionismo com que leva seu trabalho. Idoso, ele é solteiro, e dedica a vida à profissão. Por intermédio de um casal de amigos, ele é apresentado à Sara (Diane Keaton), uma senhora que, aos 20 anos, começou a perder a visão. Não demora para que ambos desenvolvam uma relação amorosa. Desse modo, a sensibilidade que permeia o relacionamento é um dos pontos fortes do filme – ela é construída em meio às dificuldades impostas pela deficiência. Lawrence imerge no mundo de Sara, tentando entender como é a vida de uma pessoa desprovida do sentido da visão; esse detalhe é evidente em duas cenas: quando presenteia a si próprio com uma venda para que cubra os olhos, e quando passa a entender que a organização dos móveis da casa da companheira não são puramente de “mau gosto”, mas sim, pensadas para que permitam um deslocamento seguro dentro da residência.

Amor, Casamentos & Outros Desastres | Crítica | Apostila de Cinema
Lawrence e Sara conversam em um parque. Reprodução: Apostila de Cinema

Ainda, é notável a desconstrução de Lawrence ao decorrer do florescimento de seu romance com Sara. Destaca-se a atuação do veterano Jeremy Irons que, discretamente, vai moldando o personagem carrancudo à figura do homem apaixonado. Como nem tudo são flores, é questionável o uso de piadas “politicamente incorretas” na construção das cenas de humor. “Encontro às cegas”, em referência à deficiência visual de Sara, são algumas das expressões que são empregadas.

Do outro lado da cidade, mais exemplos de que o amor sempre vence. Esse é o caso do Capitão Ritchie, um guia turístico. Apaixonado por uma turista que conhece durante o trabalho, ele passa a procura-la, fazendo-o até mesmo na televisão. A TV, aliás, é reduto de Jimmy e Olga, dois participantes de um reality show. Nele, ambos são vigiados vinte e quatro horas por dia, com a promessa de que o vencedor leve para casa 1 milhão de dólares. Entre os demais concorrentes, piadas que recorrem ao preconceito e sensacionalismo novamente se repetem; como é o caso de dois jogadores, um judeu e outro muçulmano, que são postos lado a lado na competição.

Quem assiste Amor, Casamentos e Outros Desastres pode ter a impressão de que assiste uma sitcom, como Friends e/ou How I Met Your Mother. O roteiro, que engloba a perspectiva de um conjunto de personagens, concilia a leveza proporcionada pelo gênero de comédia romântica à expectativa de que todos os envolvidos na história se deem bem no final.

Ficha Técnica

Direção: Dennis Dugan 

Roteiro: Dennis Dugan, a partir de uma história de Eileen Conn, Larry Miller e Dennis Dugan

Elenco: Maggie Grace, Diane Keaton, Jeremy Irons, Diego Boneta, Jesse McCartney, Andrew Bachelor, Andy Goldenberg

Gênero: romance, comédia 

País: EUA 

Ano: 2020 

Duração: 96 min