Continuando os lançamentos de adaptações literárias, Amor & Gelato estreou na Netflix nesta quarta-feira (22) e já apresenta uma reação negativa dos fãs literários. A comédia romântica, baseada em livro homônimo de Jenna Evans-Welch, é uma tentativa de romance de verão que se depara com mais clichês do que o necessário e peca na distribuição da história.
Sinopse: Cumprindo a promessa que fez à mãe doente, uma estudante passa um verão inesquecível em Roma, usando o antigo diário da mãe como guia. Pouco a pouco, ela se apaixona pela beleza da cidade, pelos moradores… e pelo gelato, é claro.
Enredo
Com direção de Brandon Camp, o filme conta o verão de Lina (Susanna Skaggs), uma estudante americana que, após perder sua mãe, embarca para uma viagem a Roma para cumprir a última promessa feita. Entretanto, mais do que belas paisagens, Lina se depara com a possibilidade de ver sua vida mudar. Após receber o diário escrito por sua mãe quando morava lá, a jovem tenta reproduzir os seus passos na busca de se encontrar antes de ir para a faculdade, descobrindo verdades sobre suas origens.
O filme, que possui quase duas horas de duração, não mantém um ritmo de história conciso, tornando a experiência longa e arrastada. Além disso, mesmo com a promessa de romance, Amor & Gelato não possui um roteiro que desenvolva a situação, se tornando difícil torcer pelo triângulo amoroso. Contudo, é preciso apontar que um dos acertos da produção é o diário lido por Lina durante diversas cenas. Além de movimentar a história, estas cenas servem como ‘respiros’ durante a produção.
Personagens
No núcleo principal da história temos seis personagens, sendo eles: Lina, Addie (Anjelika Washington), Alessandro (Saul Nanni), Lorenzo (Tobia De Angelis), Francesca (Valentina Lodovini) e Howard (Owen McDonnell). Embora o elenco tenha atores de renome, a atuação não é o suficiente para segurar a atenção do público. A princípio, os personagens deveriam ter idades diferentes, principalmente os adultos. Contudo, a escalação de elenco amadureceu os personagens que deveriam ter 17-18 anos, o que interfere na credibilidade da narrativa.
Do mesmo modo, o uso de personagens como ‘escadas’ para mover a história é bem presente no longa, em específico no caso da melhor amiga, Addie. Assim como já visto em outros filmes, o seu papel é servir de alívio cômico. Porém, por falha na construção da personagem, suas falas acabam não entregando o papel desejado e, infelizmente, se tornam mais um clichê na narrativa. Sobre o triângulo amoroso, A&G tenta desenvolver as relações de modo semelhante, mas sempre apontando para quem o público deve torcer, sendo previsível na metade do filme. Por último, Francesca e Howard são praticamente caricaturas italianas que, mesmo com as diversas tentativas, não convencem e até mesmo dificultam o andamento da história.
Considerações
Desde o lançamento do trailer, fãs do livro apontam diversas incoerências, principalmente com a caracterização dos personagens. Com a estreia do filme, as diferenças na história e no ritmo são apontadas em diversas redes sociais e impactando no sucesso da trama. Sobre alguns detalhes técnicos, como a fotografia e trilha-sonora, o filme faz um bom trabalho de ambientação, apresentando diversos pontos turísticos de Roma como pano de fundo. Por fim, Amor & Gelato é uma comédia mediana que tenta sair dos clichês do gênero, mas acaba se afundando pela falta de carisma. Para quem procura um filme para ver de domingo, é uma opção.
O filme tem classificação indicativa de +12 e está disponível na plataforma.