A idade das pedras pode parecer um tanto quanto chata se comparar com a era moderna, mas a família Croods discorda disso. O amadurecimento às vezes não tem haver com a idade em si mas principalmente na maneira como as pessoas vêem as próprias evoluções.
Croods é um daqueles filmes repletos de mensagens importantes, do começo ao fim. O primeiro filme foca principalmente na descoberta do novo e em como isso assusta, agora, com a família de Grug mais aberta a novas experiências em relação a vida na idade das pedras o conflito se vira para dentro e eles precisarão aprender a descobrir novos caminhos dentro de si mesmos.
Agora a família Crood não está sozinha, já que no meio do caminho tinha uma nova família, os Bemelhores (sim, esse nome ficou bem estranho). O curioso é que eles não são exatamente estranhos, mas isso vocês irão descobrir assistindo ao filme. Eep e Guy, que terminaram o primeiro longa como um quase casal enfrentam os conflitos da afirmação desse relacionamento, algo comum nos namoros adolescentes.
Descrevendo o filme dessa forma fica fácil entender que as mensagens ditadas são bem atuais, e isso é o que faz de Croods um filme muito interessante pra se assistir com a família toda.