Dormir de Olhos Abertos é um filme de Nele Wohlatz com produção de Emilie Lesclaux e Kleber Mendonça Filho. O longa gravado em Recife (PE) conta a história de Kai, uma taiwanesa que vem para o Brasil de férias e acaba se deparando com a realidade diferente da vida de imigrantes. A estreia acontece através da Sessão Vitrine Petrobras em 11 de setembro.
Ao longo do filme, acompanhamos a jornada de Kai (Liao Kai Ro), uma turista recém chegada que está tentando se conectar com a cidade. Durante sua estadia ela conhece o vendedor de guarda-chuvas Fu Ang (Wang Shin-Hong), mas quando tenta reencontrá-lo percebe que ele desapareceu.
Enquanto busca por ele, a menina encontra mensagens de Xiaoxi (Chen Xiao Xin), uma jovem que também vive na cidade com um grupo de imigrantes que trabalha na cidade. Kai nunca ouviu falar nessas pessoas, mas acaba se identificando com suas histórias e sua falta de conexão com o país.
‘Dormir de Olhos Abertos’ é uma reflexão sobre as vidas invisíveis que permeiam nosso cotidiano. De acordo com o Consulado da China em São Paulo, cerca de 280 mil chineses vivem no Brasil. Porém, ao decorrer da narrativa, Wohlatz nos estimula a pensar sobre aqueles que estão “abaixo do radar”. São imigrantes que trabalham em condições análogas à escravidão, chegam ao Brasil ilegalmente e vivem aqui à margem da sociedade. Infelizmente, essa não é uma realidade distante, um novo caso surge todo dia.
LEIA TAMBÉM: Festival de Brasília acontece entre 12 e 20 de setembro
Vale a pena assistir ‘Dormir de Olhos Abertos’?

Dessa forma, acredito que ‘Dormir de Olhos Abertos’ tem um papel social provocador. E nesse quesito, a direção é contundente. São várias as cenas em que há choques culturais ou onde a barreira linguística grita. Vale destacar que a equipe é multicultural, então existem diálogos em português, inglês, espanhol, alemão e mandarim.
A fotografia de Roman Kasseroller transporta o público para Recife, as cores tem a cara da cidade e transmitem calor da capital pernambucana. O fato do elenco ser uma combinação entre atores iniciantes e profissionais é um ganho para a narrativa. Assim, Liao Kai Ro e Chen Xiao Xin transparecem a exata sensação de estranheza, desconforto e distância daquela sociedade retratada.
Em resumo, ‘Dormir de Olhos Abertos’ não tenta ser um filme triste, ele passa longe disso. É uma obra do cotidiano, a única coisa que faz falta é um desfecho para Kai. O arco de Xiaoxin com os outros trabalhadores acaba roubando um pouco a cena.
Assistir o longa é urgente visto que o debate sobre imigração é constante na atualidade. A migração de pessoas vai continuar acontecendo ao redor do mundo, mas como estamos tratando essas pessoas? Essa história é sobre esses cidadãos.
Dormir de Olhos Abertos estreia nos cinemas no dia 11 de setembro pela Sessão Vitrine Petrobras.
Imagem de capa: Victor Jucá
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.
