O filme Tell It Like a Woman (Elas por Elas) é um conjunto de curtas estrelados, dirigidos e roteirizados por mulheres. As sete histórias, algumas baseadas em fatos e outras fictícias, contam com protagonistas de diferentes países, como Estados Unidos, Japão e Itália.
A obra antológica, apesar do bom intúito de transmitir uma mensagem de empoderamento e unidade feminina, peca em sua execução. O conjunto de histórias desconexas oscila entre curtas melhores e piores, sem um conceito muito bem estabelecido para além do fato de serem protagonistas mulheres. Enquanto algumas histórias possuem mensagens mais claras, outras parecem “incompletas” ou simplesmente não tão bem executadas em sua intenção.
O elenco estrelado é um dos pontos positivos do filme, contando com nomes como Cara Delevingne, Jennifer Hudson, Eva Longoria e Marcia Gay Harden. No entanto, até mesmo as boas atuações se perdem em meio a roteiros superficiais, em sua maior parte. A falta de profundidade na construção dos curtas, somada a duração de em média 15 minutos cada, não permitem que o espectador se conecte tanto com as histórias. Portanto, o formato faz com que a obra não consiga cumprir com clareza o seu objetivo e transmitir uma mensagem importante e necessária.
Uma obra como Tell It Like a Woman pede um trabalho de curadoria diferenciado, um conceito mais amarrado e roteiros melhores. Infelizmente, a indicação ao Oscar de Canção Original por Applause, de Sofia Carson e Diane Warren, foi o ponto alto do filme, com uma linda mensagem em sua composição.