Entre Rosas pode ser o nome do filme, mas também é toda a atmosfera da história contada. Com Catherine Frot no elenco, a comédia francesa nos transporta para uma história engraçada, romântica e perfumada.

Sinopse

Eve Vernet foi a maior criadora de rosas. Hoje, está à beira da falência, prestes a ser comprada por um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem. Enquanto quase tudo os separa, eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena fazenda.

Dirigido por Pierre Pinaud, “Entre Rosas” vai muito além do convencional, da história trivial da busca pelo sucesso ou algo do tipo. O roteiro ousado trata de temas muito importantes como ressocialização de presos, segundas oportunidades, mulheres na chefia, entre outros temas. Ao longo de pouco menos de uma hora e meia podemos acompanhar a batalha que Eve Vernet trava contra a grande indústria das flores na França, algo que para ela é impensável. Ora, ela vem de uma história de amor as rosas, não consegue tratá-las como pura mercadoria.

Entre Rosas
Fotos: Laurent Thurin-Nal

Ao receber os três novos funcionários, presos em liberdade condicional, ela logo percebe que entre eles existe um prodígio. Um jovem abandonado pela família, mas que guarda um segredo, um olfato perfeito. E no ramo das flores, entender de aromas é um dom. Retratar isso é muito importante, principalmente se o filme de fato tem o propósito de falar de ressocialização de maneira responsável.

Assista ao trailer oficial do filme

Entre Rosas tem fotografia impecável

Seria impossível fazer um filme sobre rosas sem dar atenção mais que especial as cores. A fotografia desse filme é muito bela, e consegue trazer um dinamismo interessante para as cenas nas plantações. Afinal, plantas não fazem muita coisa, e é aí que entra o papel da direção de fotografia. Dar vida a essas flores na tela, transformá-las em personagens, e isso acontece nesse longa incrível. Pena que ainda não dá para sentir cheiro no cinema.

Por fim, é importante notar que o filme não é para qualquer um. É um drama com pitadas interessantes de comédia francesa e um pouco de romance. Mas não é romance entre pessoas, é romance entre sonhos e objetivos.