Fé, resignação, humanidade, servidão, amor ao próximo, são as palavras certas para descrever esse filme, religioso, mas que transcende a religião e leva uma mensagem de esperança e superação a toda a humanidade.
O Filme Relembra a história dos pequenos pastores Lúcia, Francisco e Jacinta, que contaram ter visto Nossa Senhora enquanto trabalhavam nos arredores de sua aldeia. Muitos duvidavam da veracidade dos seus testemunhos, mas outros partiam em peregrinação ao local na esperança de presenciar um milagre em um mundo que era assombrado pela Primeira Guerra Mundial.
Com direção de Marco Pontecorvo e roteirizado por Valerio D’Annunzio, Barbara Nicolosi e Marco Pontecorvo, esse filme traz a história da aparição da Virgem Maria em Fátima sob a ótica da Irmã Lúcia, uma das três crianças que tiveram a visão da Mãe de Jesus e que mudou a forma da igreja em entender os milagres.
Trazer para a tela a visão de Lúcia foi muito importante, porque consegue trazer junto a história de vida daquelas famílias e relatos importantes sobre Portugal do começo do século passado. Pelo fato da aparição ter ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial, fatos históricos importantes também foram explorados, como a posição política de Portugal perante o cenário global, sobre Iluminismo e principalmente a economia da época.
Mas essas compreensões só foram possíveis dada o trabalho impecável dos atores, as três crianças obviamente mas também de Sônia Braga, que vive a irmã Lúcia na fase adulta. É à partir dos relatos dela a um escritor que toda a trama desenrola e podemos entender a complexa história de vida dela e de seus primos.
Nossa crítica mais completa você pode assistir no vídeo abaixo e entender mais sobre esse filme que promete ser um dos melhores filmes religiosos dos últimos anos.