A comédia francesa ‘Fetiches’ ou ‘Les Fantasmes’, chega ao Brasil no dia 6 de maio com distribuição da Synapse Distribution. O filme trabalha ao redor de tramas paralelas, que acompanham a vida de seis casais e os desejos que envolvem suas vidas sexuais. Assim, com fantasias que vão de role playing ao exibicionismo, eles tentam desvendar os caminhos do próprio desejo nas situações mais inusitadas.
Um dos fatores mais interessantes é como cada uma dessas histórias paralelas foram se estabelecendo ao decorrer do filme e a forma que cada uma delas foi trabalhada mantendo o ritmo do filme. As transições genialmente conectam uma trama a outra com cortes precisos e sutis, e só é possível notar que outra cena começou quando novos personagens aparecem.
Além disso, é notável a responsabilidade dos diretores e roteiristas David Foenkinos e Stéphane Foenkinos na representação dos fetiches. A trama gira em torno das pessoas, suas questões internas e a busca pela liberdade sexual e vai além de cenas explicitas.
Além de uma comédia
O filme não é apenas mais uma produção com fetiches e comédia do tipo “sessão da tarde”. Por trás dos fetiches e os problemas entre os casais, existem questões reais como a falta de diálogo e compreensão entre os parceiros, liberdade individual e sexual e julgamentos de uma sociedade conservadora.
Há sim momentos de descontração, principalmente com o primeiro casal representado. Denis Podalydès, que interpreta Vincent, consegue trazer logo no início do filme momentos cômicos, mas que não chegam a ser a piada do ano. Entretanto, o personagem torna a situação e a conclusão de sua trama “peculiar” e engraçada.
O personagem Jean (Ramzy Bedia) também diverte o espectador pela estranheza de sua situação e fetiche. O ator consegue transmitir todo o desconforto, medo e nervosismo do personagem, de forma que passa ao telespectador todo o sentimento de confusão da situação.
Além disso, também estão presentes no elenco: Monica Bellucci, Nicolas Bedos, Carole Bouquet, Suzanne Clément, Joséphine de Meaux, William Lebghil, Joséphine Japy, Jean-Paul Rouve, Céline Sallette, Karin Viard, Alice Taglioni, Corentin Fila e Alain Doutey.
A produção tem classificação indicativa de +16 anos.