Tivemos a oportunidade de assistir Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo, novo filme infantil da Synapse Distribution. Com 85min, o longa conta com o youtuber e ator Ronaldo Souza (conhecido também como Gato Galáctico), trazendo uma aventura para além do tempo. Mas será que o filme é bom? Será que a criançada e a família irão se divertir?
Seguindo um gênero infantil e aventura, Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo conta com Rodrigo Zanforlin na direção e o roteiro da dupla André Brandt e Gui Cintra. O longa, além de estrelar o youtuber, também traz ao elenco os atores como Daniel Infantini e Blota Filho, bem como a participação especial de Lucas Salles. Além deles, no elenco mirim, temos: Luiza Mezadri e Erick Torres.
Sinopse: Gato Galactico e o Feitiço do Tempo uma nova aventura de Roni/ Gato Galáctico (Ronaldo de Azevedo de Souza). Dessa vez, o herói ganhou um relógio com poderes mágicos. Com ele, Roni foi parar em Cronópolis, um lugar que parecia muito legal, mas escondia um terrível segredo. É quando ele descobre que o vilarejo está enfeitiçado e as crianças estão sumindo. Agora, para resolver esse misterioso feitiço e enfrentar o poderoso Perpétuo, o Gato Galáctico vai contar com a ajuda de amigos. Será que eles conseguem devolver a tranquilidade para os moradores?
Prometendo uma aventura bem empolgante, e com uma premissa diferenciada, resta a dúvida: será que o filme acerta?
Uma aventura para além do tempo
A aventura infantil é recheada de emoções e lições de muito importantes, ensinando quanto a importância de respeito, trabalho em grupo e o poder da amizade. Ao mesmo tempo, o roteiro também apresenta uma história divertida para toda a família. Afinal, temos momentos de mistérios e aventura, enquanto os protagonistas buscam desvendar os segredos sobre o que ocorre nesse misterioso lugar chamado Cronópolis.
Sim, o longa tem os seus furos de roteiro, ou algumas situações que são deixadas de lado, e por vezes, também torna-se bem previsível com alguns acontecimentos. Entretanto, como se trata de um filme infantil, esses fatores não chegam a atrapalhar a experiência em si. Na realidade, da mesma forma como tem suas erros e previsibilidades, o filme também tem seus momentos de acertos, quebra de expectativas e plot twists.
Portanto, Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo é um ótimo filme para a família poder passar um tempinho juntos.
Elenco com o poder de enfeitiçar o público infantil
Um outro ponto interessante é a apresentação do elenco. Os atores conseguem, em sua maioria, entregar uma boa atuação. Algumas são mais naturais que outras, enquanto outras são mais caricatas. Como ocorre com o personagem antagonista Perpétuo (de Daniel Infantini): o ator entrega um personagem super caricato e com muitas manias de teatro. Porém, no contexto do filme, a atuação exagerada acaba por se encaixar muito bem nesse meio.
No entanto, há outras atuações que buscaram um caminho mais realista, e com isso, apagaram o seus personagens. Assim, o que era pra ser mais realista, tornou-se esquecível.
Leia Também: Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo | Sessões exclusivas começam hoje (18/01)
Contudo, um dos maiores problemas com o elenco e sua performance não se refere a eles mesmos, mas sim com a edição de áudio: não apenas uma ou duas vezes, mas por diversas vezes, o áudio tornou-se inaudível devido a trilha sonora ser mais alta, o que acaba por ofuscar a atuação dos atores. Consequentemente, a história simples começa a ficar meramente confusa pela falta de compreensão proporcionada pela falta de um melhor tratamento da edição de som.
Afinal, Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo é bom?
Com uma história simples mas repleta de aventuras, o longa infantil é uma boa pedida para a criançada se divertir. Sim, a trama possui seus momentos de previsibilidade, furos no roteiro e até aquelas forçadas na história. Contudo, ela também tem seus acertos e momentos imprevisíveis. Logo, para um filme infantil, tais erros no roteiro não atrapalham a experiência, tornando o Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo em um filme infantil, mas com uma história interessante para todas as idades.
Além disso, o filme ainda se destaca com um elenco que traz atuações diferenciadas. Algumas melhores que outras. Isso é, umas vindo a somar, enquanto outras não se destacam nem para o positivo nem para o negativo. Um destaque especial para a atuação teatral e caricata de Daniel Infantini, que se encaixa perfeitamente ao filme infantil, entregando um ótimo vilão, cheio de personalidade própria. Parece que o vilão saiu de um desenho animado ou de um quadrinho infantil, com todas as suas manias. E esse detalhe é ótimo para este filme.
Infelizmente, o filme tem um problema um quanto a sua edição de áudio. Ou seja, em diversas vezes, a trilha sonora (um pouco genérica) abafa os diálogos dos personagens. Logo, isso acaba interferindo um pouco no entendimento de algumas cenas do filme. Por “sorte“, a história do longa é simples e linear, o que facilita no entendimento da mesma. Aliás, esta simplicidade da história é um dos pontos fortes, e que podem até lembrar aquele “gostinho” de aventura da Turma da Mônica, sabe?
Por fim, e de modo geral, Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo se mostra como uma ótima pedida tanto para a criançada quanto para a família toda se sentar no sofá e passar um bom tempo juntos. Confira abaixo o trailer do longa: