O cinema já mostrou que nem sempre fazer sequências dá certo. Muitas franquias interessantes acabam sendo estragadas pela ganância de tentar ganhar um pouco mais de dinheiro. Se nem em grandes franquias isso pode dar certo, imagina em uma franquia de terror de baixo orçamento? Pois é, é o que aconteceu em Jack: A Caixa Maldita 3 – A Ascensão.
Jack: A Caixa Maldita 3 – A Ascensão (The Jack in the Box Rises) traz o retorno de Jack, ou Jackestemarra, um demônio aprisionado em uma caixa que ao ser despertado concede um desejo após matar seis pessoas. A produção traz o demônio para datas mais atuais, dentro de um internato.
A direção dessa sequência permanece com Lawrence Fowler. Já o roteiro é de Fowler e Geoff Fowler. Estrelam o filme Nicholas Anscombe (Jack), Isabella Colby Browne (Raven) e Leona Clarke (Olivia Brown) dentre outros.
A história de Jack: A Caixa Maldita 3 – A Ascensão
O filme já começa com um grupo de jovens entrando em um local sombrio para resgatar um artefato a mando de um colecionador. A maior parte deles acaba morrendo nas mãos de um um homem que era guardião desse artefato. Depois disso, Raven que é a única sobrevivente, fala para seu chefe que não conseguiu o artefato. Ele então lhe dá uma última chance: encontrar a relíquia da caixa do demônio Jack, sob a ameaça de matar seu pai, que estava como refén.
Raven aceita ir disfarçada para um internato, onde está essa caixa, como uma adolescente enviada por seu pai. Ela leva um pequeno livro que segundo o seu chefe, fora encontrado no mesmo local e lhe ajudará a encontrar o artefato.
A partir daí conhecemos os outros personagens do filme, que são basicamente um núcleo “adolescente/jovem” com os clichês básicos. Uma loira fútil que acha que manda nas outras, uma nerd, uma estranha, dentre outras. No internato além das adolescentes, tem a mulher que cuida do local e seu filho que, além de morar no local, namora com a loira. Típicos personagens clichês de filme americano.
Raven consegue encontrar a caixa, entretanto ao mesmo tempo em que ela está sendo vigiada por outra pessoa, a mulher que cuida da casa também está procurando por ela. Com isso Raven acaba indo para o quarto, e a pessoa que está vigiando acha a caixa e libera o demônio Jack.
Diante disso, o demônio está solto dentro do internato, e seus moradores precisarão de tentar fugir do local, mesmo com toda uma neblina muito pesada na porta de fora da casa.
Um vilão com potencial desperdiçado em um terror adolescente
Além da história ser bastante boba, o diretor poderia ter aprofundado mais no personagem. Por mais que tenham colocado uma protagonista com uma motivação de estar lá, para salvar o seu pai, tudo isso é desperdiçado no meio de tantos clichês e coisas propositalmente incluídas no roteiro para tentar resolver e explicar determinadas ações.
No fim das contas Jack é somente um fantoche assassino para realizar o desejo da pessoa que o libertou. Com isso, qualquer história boba pode virar roteiro com ele matando as pessoas. Comparando com os outros filmes, que também não são bons, essa produção foi mais preguiçosa preferindo os clichês ao invés de inovar.
Em relação ao elenco, os atores entregam performances medianas e os clichês ajudam a dar um rumo pro filme, mesmo que nem sempre é o rumo esperado para os personagens.
O fato de tentar descobrir quem abriu a caixa traz um pouco de interesse ao filme, pois nem sempre o que é mais lógico é de fato a escolha certa.
Nada tem muito sentido dentro da casa, o que era pra ser uma “mansão” às vezes parece de fato uma prisão com poucos cômodos. A solução para “resolver” o problema de Jack é propositalmente muito forçada e com explicações rasas. Embora o final seja interessante.
Vale a pena assistir Jack: A Caixa Maldita 3 – A Ascensão?
Para quem acompanha a franquia, certamente vai querer assistir ao terceiro filme. Entretanto, considerando os 03 filmes, Jack: A Caixa Maldita 3 – A Ascensão é o piorzinho dentre eles. Para quem não viu os outros filmes, pode assistir esse sem preocupar com os outros. A produção funciona por si só.
Para um filme de terror, a produção não assusta, não possui jumpscares e Jack é só um palhaço assassino atrás de adolescentes. Algo bem comum ultimamente, vide A Freira 2….. (rsrs).
Por fim, Jack: A Caixa Maldita 3 – A Ascensão está disponível nas plataformas de streaming.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.