A convite da A2 Filmes, assistimos ao filme Lenda Maldita (The Nameless Days), filme de terror/suspense sobre imigrantes que tentam entrar nos Estados Unidos (EUA) pelo México e se deparam com um demônio antigo.

O filme gira em torno das lendas relacionadas ao calendário asteca sobre os 05 dias vazios do calendário, que são considerados dias ruins, excluídos da contagem de dias. No filme, esses dias são chamados de intemporais, onde a cada vinte anos, na fronteira desses países, os deuses descem à terra para levar as almas humanas.

A direção e o roteiro do filme são de Andrew Mecham e Matthew Whedon responsáveis pelo filme “Behind You”. No elenco temos Ally Ioannides, Charles Halford, Alejandro Akara, Trey Warner, Ambyr Mishelle, Ashley Marian Ramos, Andrew Roach, Ali Kinkade, Jeff Dickamore, Kent Richards, entre outros.

Inesperadamente, a produção não possui avaliação da crítica especializada, entretanto possui 67% de pontuação do publico no Rotten Tomatoes.

Poster Lenda Maldita
Pôster de divulgação.

A história de Lenda Maldita

Como falado acima, o filme gira em torno de uma lenda asteca em que a cada vinte anos, na fronteira entre os Estados Unidos e o México, existem 05 dias que são chamados de intemporais, ou seja, não são considerados dentro do calendário. E é nesse período em que os deuses descem à terra para levar as almas humanas.

Desse modo, o filme já inicia tratando de uma lenda interessante. Além disso, ele ocorre em um contexto muito conhecido e debatido que é sobre os imigrantes ilegais que tentam entrar nos EUA através do México.

Diante disso, temos o personagem Rahui (Alejandro Akara) e sua irmã grávida Gabriela (Ashley Marian Ramos) estão sendo contrabandeados para os Estados Unidos quando encontram alguns Agentes da Fronteira Mexicana e se separam. Nesse interim, Nicole (Ally Ioannides) vive em uma pequena fazenda com seu pai. Ela está em conflito com uma oferta de seu tio para colocá-la em uma escola particular em San Diego, entretanto seu pai Charlie (Charles Halford) não aprova.

Todos eles acabam se deparando com um demônio um Coaxoch, que é o espírito de uma mulher que morreu no parto e agora procura bebês para roubar e comer.

Nicole. Lenda maldita
Nicole. Imagem: Divulgação

Um terror leve, com um roteiro genérico

O filme tem uma premissa muito legal e promissora. Explorar uma lenda asteca não é algo comumente visto em filmes de terror. E o filme ganha mais história ao abordar a questão dos imigrantes ilegais tentando entrar nos EUA pelo México. Além disso, temos uma relação familiar de pai e filha um pouco tensa, onde a filha quer estudar em uma escola melhor, morando com o tio.

Mas tudo isso termina aí. Não temos um desenvolvimento desses temas. Dessa maneira, tudo converge para o fato da perseguição desse demônio e fim. Não temos uma explicação de fato sobre a criatura. A premissa era de que os deuses desceriam para a terra para levar as almas dos humanos, mas o que temos é uma versão mais cruel da Samara, que sai correndo atrás das pessoas cortando suas barrigas.

O filme é muito mais um suspense, com um pouco de cena de “pega-pega” com o demônio correndo atrás deles do que algo mais místico e complexo.

Certamente o roteiro que tinha tudo para entregar algo interessante, acaba falhando em feio. A direção é boa, mas dá para perceber que a equipe de produção se perde no filme.

Em relação à atuação dos atores, posso dizer que há uma entrega muito boa em geral. Destaque para o trio principal Rahui, Gabriela e Nicole que dão um toque bem real ao filme.

A fotografia é mediana, trazendo um pouco de suspense ao filme e só isso. Podemos dizer que o filme tem mais diálogos do que a própria aparição do “demônio”. Entretanto, quando aparece, a Coaxoch entrega boas cenas.

Adoro os filmes em que as vítimas conseguem bater no demônio, na assombração. Isso traz um pouco mais de realidade aos acontecimentos. Se bem que para mim, esses são momentos engraçados em um filme. Ver o “vilão” apanhar.

Gabriela. Imagem: Divulgação.

Vale a pena assistir Lenda Maldita?

Lenda Maldita não é um filme ruim, é um filme lento. 92 minutos de muita conversa, um pouco de suspense e quase nada de terror. O demônio é praticamente uma participação especial no filme, de tão pouco que aparece. E quando aparece, acaba apanhando de alguma forma.

Lenda Maldita é mais um suspense do que um terror em si. O filme não assusta. É lógico que possui uma cena ou outra de “jump scare” mas nada demais. Inegavelmente, o filme é parado e perde o ritmo em sua metade. Ele é mais focado nas relações entre as pessoas do que no terror do demônio.

Em suma, o filme tem um desfecho simples, nada muito complexo. Alias, o filme não possui nenhuma complexidade.

Para os fãs do estilo de filmes de terror de fato, pode ser bem decepcionante. De toa forma, é um filme mediano dentro de tantos filmes de terror que tem sido lançados ultimamente.

Na dúvida assista algo melhor, mas se quiser assistir Lenda Maldita, acredito que não será um tempo totalmente desperdiçado.

Coaxoch.
Coaxoch. Imagem: Divulgação

Veja o trailer do filme: