MIA é um retrato sensível e delicado onde, em cada ato, vemos uma história sendo tecida por amor, dor, vingança e injustas consequências. Ivano de Matteo trouxe um filme que me resgatou a essência artística do cinema, discrepante dos (excelentes) dramas comerciais de Hollywood, Nessa filme somos guiados pela obra como quem contempla uma pintura em um museu que nos cativa e surpreende pela sua conclusão.

Em novembro, começa a 19º edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil, com diversas obras do cinema italiano exibidas gratuitamente. “MIA” com a direção por Ivano de Matteo, conhecido por seus filmes realistas e sensíveis sobre situações cotidianas, está incluso nessa curadoria.

Resumo

Crítica de MIA - filme de Ivano de Matteo
Greta Gasbarri interpreta Mia
Créditos: Reprodução

Sérgio (Edoardo Leo) e Valéria Marchetti (Milena Mancini) são os dedicados pais da autêntica e tímida Mia (Greta Gasbarri), de 15 anos. Vivenciando a adolescência, logo Marco (Riccardo Mandolini), rapaz mais velho e de família rica, cativa o coração da adolescente para se tornar a promessa do primeiro amor. O que antes parecia ser um sonho, passa a se tornar um relacionamento abusivo e criminoso quando Marco começa a isolar Mia da família e amigos. Gerando então uma série de consequências irreversíveis para a família Marchetti.

Um enredo comum desenvolvido com maestria

De Matteo não quis trazer uma história complexa ou inovadora, mas apresenta uma narrativa tão comum e natural que nos abduz a cada ato. A princípio, com meu olhar acostumado para os grandes dramas hollywoodianos, parecia ser mais um filme de baixo orçamento com atuações medianas. Até que ao presenciar detalhes da infância de Mia, a relação pessoal com os pais na adolescência, a direção cativa e começa guiar meu olhar para os detalhes da história.

Presenciar Mia diante da adolescência traz uma nostalgia imediata. Até porque, quem nunca ficou deslumbrado e também confuso com as milhares de possibilidades que essa fase da vida proporcionou?! As brigas com os pais, as festas com os amigos e o primeiro amor.

Mia também tem uma melhor amiga que é seu completo oposto, Anna (Alessia Maniscatri), é extrovertida e abraçou todas as experiências da adolescência. Nesse contraste, Ivano traz a perspectiva de como essas experiências com sexo e drogas são individuais e vivenciá-las no tempo errado pode trazer consequências irreversíveis.

Direção de MIA é sensível e impecável

Crítica MIA
MIA está disponivel no Festival de Cinema Italiano no Brasil
Créditos: Reprodução

Enquanto desenvolve a narrativa pelas descobertas e o relacionamentos, De Matteo consegue se manter fiel ao seu objetivo, desenhando a obra para o espectador. Principalmente sobre os relacionamentos amorosos, trazendo uma leve crítica aos amores desenfreados da adolescência. Nesse drama envolvendo Mia, estamos imersos no sofrimento de seus pais com os crimes cometidos contra ela. Enquanto mostra os desníveis entre o relacionamento de Sérgio e Valeria com o casal adolescente, Ivano enfatiza a diferença de um amor saudável, social e sexualmente, para um prejudicial.

Outro detalhe é que Marco, mesmo sendo o antagonista, é secundário e o verdadeiro vilão é o sentimento de imponência dos pais, que mesmo se esforçando não conseguem impedir o sofrimento da filha. Sentimento que consome e corroí tanto Sérgio quanto Valéria que reagem da maneira que conseguem.

Por fim, a resolução dessa trama termina com um ato de desespero, injusto e sufocante que nos afasta. Como quem termina de observar a obra de um artista, assimilamos tudo o que vimos, apreciamos sua construção, entendemos os caminhos e lamentamos seu significado.

Leia também: Crítica 2 | Eu, Capitão é uma bela jornada à dualidade e essência humana

Vale a pena assistir MIA?

Uma obra sobre a inocência da vida, escolhas e família, feita com tanto esmero, vale a pena ser apreciada. O filme MIA estará disponível a partir do dia 07 de novembro ou dia 8 de dezembro no Festival de Cinema Italiano no Brasil, evento online em que você pode conferir várias outras obras do cinema italiano gratuitamente.