No filme Missão Ataque, Arjun Shergill é um soldado do exército indiano que, em 2010 está em uma missão para capturar Rehman Gul, o então líder terrorista. A princípio, ele não está mais no local, mas Arjun consegue desarmar uma bomba, salvando um garoto e encontra Rehman. Anos depois Arjun conhece a aeromoça Ayesha, com quem tem um breve, mas intenso relacionamento. Ele planeja pedi-la em casamento, porém ocorre um atentado no aeroporto, deixando Arjun em uma cadeira de rodas e sem perspectiva de vida, até que um velho conhecido o visita com uma proposta que pode mudar sua realidade.
Subramanian e a Dra. Sabaha estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de fazer Arjun andar novamente. Enquanto ele tenta lidar e se conectar com I.R.A, uma assistente de voz que foi implantada no soldado, um plano de invasão ao Parlamento está acontecendo. Um grupo terrorista, liderado por Hamid, estão disfarçados de oficiais da RAF e conseguem entrar no Parlamento fazendo reféns, inclusive o Primeiro Ministro. Em um plano de ação, Arjun entra para resgatar os reféns, mas acaba desobedecendo as ordens de Subramaniam e compromete a missão.
Em um desfecho empolgante e cheio de tensão, Arjun consegue salvar os reféns e ainda as pessoas que estão em volta do Parlamento. O título do filme já nos conta que terá uma continuação, mas a história teve seu “final”. Confira o trailer:
Elenco
No elenco de Missão Ataque temos John Abrahan interpretando Arjun Shergill, soldado que fica sem os movimentos do pescoço para baixo depois de um atentado em aeroporto, Jacqueline Fernandez, como Ayesha, aeromoça com quem Arjun tem um breve relacionamento, Prakash Raj como Subramaniam, político idealizador do projeto “Super Soldado”, Rakul Preet Singh como a Dra. Sabaha Qureshi, cientista que cria o chip e a tecnologia I.R.A. e Elham Ehsas interpretando o terrorista Hamid Gul, filho de Rehman.
Cada ator cumpre bem o papel do seu personagem, mas falta uma química maior entre eles e essa falta de conexão passa também para os espectadores. Temos como exemplo, a relação de Arjun com Subramaniam. Em um dos diálogos, a mãe de Arjun diz que ele era um velho amigo de seu pai, mas não vemos uma relação próxima como descrita. As histórias dos personagens não são bem desenvolvidas e as que são um pouco aprofundadas, não cativam.
Cenas impactantes típico filme indiano
Missão ataque tem uma ótima fotografia e cenas muito bem elaboradas. Explosões detalhadas que levam a câmera e nos fazem ter uma certa conexão com o filme e com o sentimento dos personagens no momento. Um ponto negativo é que certas cenas são muito literais, deixando o filme policial mais violento do que o costume.
Como Arjum tem a I.R.A implantada em sua mente, ele fica mais ágil, tem mais conhecimentos de luta e consegue se desviar de balas. Nesse ponto, pode remeter a Matrix e aos filmes de Sherlock Holmes (com Robert Downey Jr pensando em toda sua luta só de ver os vilões chegando), com cenas em câmera lenta, golpes certeiros e lutas muito bem planejadas. Porém, assim como em outros filmes indianos, essas cenas são mais teatrais e acabam ficando forçadas. Apesar de estar um pouco mais fluida do que outros filmes.
Leia mais: “Slime: Uma Aventura Pegajosa 2” | Superando expectativas
Roteiro de Missão Ataque
O filme indiano teve um grande erro no roteiro. Com duração de 1h 45min de duração e, em uma tentativa de resolver toda a história do filme, acaba deixando a desejar em alguns quesitos. A direção ficou por conta de Lakshya Raj Anan e os roteiristas foram John Abraham, Lakshya Raj Anand e Sumit Batheja. A ideia do filme é boa, mas acabou sendo “mais do mesmo”, uma vez que existem diversos outros filmes com a mesma temática. Se tivessem elaborado melhor o roteiro, ou um “Plot Twist” no final para as pessoas esperarem mais para o segundo, poderiam ter acertado mais.
O filme teve sua estreia na Índia no dia 01 de abril de 2022 e será distribuído no Brasil pela A2 Filmes.
Vale a pena assistir Missão Ataque?
Por fim, vale a pena assistir, se você gosta de filmes cheios de ação e tecnologias. Mas se você espera uma história diferente de invasão, Missão Ataque não vai te surpreender.
Redatora em experiência sob supervisão de Thiago Satiro.